Arquitetura

Reforma traz cor e obras de arte à sala de estar de apartamento em São Paulo

Sharon Abdalla
28/01/2019 20:34
Thumbnail

Foto: Sidney Doll | SIDNEY DOLL

A remoção das paredes foi o ponto de partida da reforma executada pela arquiteta Ana Yoshida no apartamento Jardim Marajoara, como foi batizado, em São Paulo. Com isso, as áreas sociais do imóvel, residência de um casal com um filho adolescente, foram integradas e a sala de estar ganhou uma charmosa bay window.
“Antes ela ficava em um ambiente isolado, que era usado como escritório. Com a abertura, a sala foi expandida até ela e ganhou mais iluminação natural para a TV e o estar”, conta Ana.
????????????????????????????????????
????????????????????????????????????
Logo abaixo dela, a marcenaria cria uma prateleira que apoia itens de decoração e um pequeno jardim de suculentas, que tira partido da abundante iluminação. O móvel se estende pela parede perpendicular e forma uma estante que abriga livros e a TV. “Ela ainda faz a divisão com a sala de jantar. Mas, como os nichos são vazados, delimita o espaço de forma permeável’, acrescenta a arquiteta.
O ambiente traz dois sofás para que os moradores possam receber as visitas de forma confortável. De frente para um deles, e de costas para a bay window, uma poltrona Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, faz a vez de canto de leitura e traz bossa ao espaço.
O antes da sala.
O antes da sala.
Com base neutra e marcenaria e paredes brancas, a sala tem pontos de cor nos detalhes, em especial nas obras de arte, muito apreciadas pelos moradores e assinadas por artistas como Isabelle Tuchband e Cris Conde.
No piso, a madeira cumaru assumiu o lugar da antiga cerâmica e contribui para aquecer o ambiente, cuja obra durou cerca de dois meses, com investimento aproximado de R$ 50,5 mil.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!