Arquitetura

Um dos principais arquitetos do mundo doa projeto para reconstruir ponte que desabou na Itália

HAUS
30/08/2018 16:19
Thumbnail

Arquiteto italiano Renzo Piano anunciou que doará projeto de uma ponte para Gênova, sua cidade natal. Foto: Divulgação. | Stefano Goldberg

Grande nome da arquitetura mundial, o italiano Renzo Piano sinalizou a doação de um projeto para a reconstrução da ponte Morandi, em Gênova, sua cidade natal. A estrutura original, inaugurada em 1967, desabou no último dia 14 de agosto deixando 43 pessoas mortas.
Foto: Valery Hache / AFP
Foto: Valery Hache / AFP
Piano, que também é senador vitalício da República da Itália, conheceu Giovanni Toti, o governador regional da Ligúria, para discutir a reconstrução. Ao final da conversa, o arquiteto declarou que “não consegue pensar em mais nada além da ponte desde o acidente. Existe um compromisso moral. A ponte deve refletir a tragédia e como ela se desenrolou.”
Foto:  Vigili del Fuoco / Handout / AFP
Foto: Vigili del Fuoco / Handout / AFP
O profissional é reconhecido por dezenas de projetos mundo afora que incluem o Centre Pompidou, em Paris, o Whitney Museum, no Meatpacking District, em Nova York, e o arranha-céu Shard, em Londres.  Ele foi laureado com o Prêmio Pritzker (o Nobel da Arquitetura) em 1998.

Projeto

O governador postou detalhes da reunião nas redes sociais. “Renzo Piano doou seu projeto para uma bela ponte para Gênova. A cidade pode rapidamente [reconstruir] um trabalho indispensável, seguro e excepcional. Pessoas que perderam suas vidas serão honradas ”, escreveu Toti. Apesar de na foto aparecerem desenhos e maquetes, não foi divulgado o projeto da nova ponte.
Apesar da declaração de Toti para uma solução rápida, Piano é mais cauteloso e não estipulou um prazo. “Não acredito em tempos recordes para a reconstrução, acredito no tempo certo. É preciso fazer rápido, mas não com pressa”, declarou após a reunião.
Capa da revista de domingo do jornal Corriere Della Sera na ocasião da inauguração da ponte. Foto: Reprodução
Capa da revista de domingo do jornal Corriere Della Sera na ocasião da inauguração da ponte. Foto: Reprodução
Inaugurada em 1967, a Ponte Morandi foi construída por meio de um método desenvolvido pelo engenheiro italiano Riccardo Morandi e usado em poucos lugares do mundo. O sistema é baseado em uma ponte estaiada, mas com as pistas suspensas por cabos de concreto, e não de aço, como é mais comum. As causas de seu desabamento ainda estão sendo investigadas, mas suspeita-se de falha estrutural.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!