Arquitetura

Restauro do Museu da Língua Portuguesa recicla materiais consumidos no incêndio

Júlia Rohden*
06/09/2017 19:01
Thumbnail

Foto: Museu da Língua Portuguesa/Divulgação

No final de 2015, o Brasil assistia ao primeiro museu do mundo totalmente dedicado a um idioma sendo consumido por chamas. Um incêndio de grandes proporções atingiu as instalações do Museu da Língua Portuguesa que ocupa área de 4,3 m², na região central de São Paulo. As obras emergenciais começaram apenas dois dias depois para preservar o conjunto arquitetônico e proteger as áreas descobertas da chuva.
A reconstrução começou em dezembro de 2016 e é baseada no projeto original, aprovado pelos órgãos reguladores na época da inauguração do Museu, em 2006. Serão feitas algumas adequações às mudanças na legislação e à experiência de uso do prédio durante seus dez anos. O arquiteto Pedro Mendes da Rocha, que desenvolveu o projeto original do Museu da Língua Portuguesa junto com Paulo Mendes da Rocha, é responsável pelas adaptações necessárias no projeto de arquitetura.
“Um dos principais desafios é se tratar de um museu de muito sucesso. Discutimos profundamente quais aspectos poderiam ser melhorados na experiência do público com o museu, sem descaracterizar a personalidade do local”, comenta Larissa Graça, gerente de Projetos da Fundação Roberto Marinho. A Fundação é responsável pela criação original do Museu da Língua Portuguesa e pela concepção e realização do projeto, em parceria com o Governo do Estado do São Paulo
São Pauloo - Incêndio de grandes proporções atinge Museu da Língua Portuguesa (Bombeiros do Estado de São Paulo)
São Pauloo - Incêndio de grandes proporções atinge Museu da Língua Portuguesa (Bombeiros do Estado de São Paulo)

Sustentabilidade

Uma das principais características da restauração é a sustentabilidade. Cerca de 85% da madeira usada na recuperação das esquadrias vem de material já existente no museu – dos 20 m³ de madeira necessários para a restauração, 17 m³ são reaproveitados da sustentação da cobertura do prédio. As madeiras com mais de 70 anos ganham nova vida com o trabalho de reparação para a recuperação das esquadrias e fachadas. A previsão é que as obras das fachadas e esquadrias terminem em outubro, com mais de 300 esquadrias restauradas ou refeitas.
Uma marcenaria foi instalada no primeiro andar do museu, onde o material parcialmente carbonizado, peroba do campo rosa e amarela, é restaurado e reutilizado. O desafio da equipe é recuperar o edifício, que é um marco da época de ouro das ferrovias no Brasil, preservando seus aspectos históricos e dentro das técnicas atuais de restauro.
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa também prevê a redução do consumo de energia, coleta de água de chuva para irrigação, gestão de resíduos durante a obra e o uso de madeira certificada. A obra segue diretrizes de sustentabilidade necessárias para a obtenção do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Próximos passos

A próxima etapa da obra será a reconstrução da cobertura do edifício, com previsão de durar dez meses. A reabertura do museu acontecerá no segundo semestre de 2019. Em dez anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa recebeu cerca de quatro milhões de visitantes e é considerado um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!