Arquitetura

Restaurante do Largo da Ordem guarda memória da arquitetura local

HAUS
10/10/2016 12:55
Thumbnail

Fotos: Pablo Contreras/Divulgação

Foi pelas mãos da arquiteta curitibana Ana Luisa Furquim, que também leciona arquitetura na Universidade Positivo, que a casa histórica que abriga o restaurante Farnel Gastronomia Paranaense, localizado no Largo da Ordem, foi revitalizada.
O projeto de consultoria, realizado junto às proprietárias do restaurante, Anna e Glória Vargas, foi responsável por conferir ao lugar uma nova e sofisticada atmosfera, ao mesmo tempo em que mantém suas características históricas.
O que se sabe sobre a casa onde está localizado o Farnel é que pertenceu à família Ribas e já existia em 1900, muito embora a data precisa da construção seja desconhecida.
“O restaurante anterior, que ocupava a mesma casa e era das mesmas proprietárias, tinha outra proposta e público”, conta a arquiteta. A base do trabalho, segundo ela, foi definir uma cartela de cores para os ambientes internos, que se afinasse à proposta do novo negócio. “Optamos por tons dessaturados e terrosos nas paredes, de modo a neutralizar o fundo, com verde limão em alguns detalhes. Tudo para atender uma clientela mais sofisticada”, detalha Ana Luisa.
O mobiliário especificado leva em conta o fluxo de clientes e funcionários e se combina a um projeto luminotécnico especial: lustres antigos, que foram restaurados (como o da entrada, o do banheiro e as arandelas da segunda sala), se unem a luminárias novas e iluminação técnica, em que a luz (e não o objeto) assume o papel principal.
Objetos antigos da família de até quatro gerações passadas foram selecionados e compõem um minimuseu da gastronomia. “Como não dava para utilizar tudo, escolhemos por temas”, afirma a profissional. Assim, uma coleção de panelas brancas, porta-temperos dispostos em molduras e nichos, chaleiras, pratos de porcelana decorados, uma balança e ferros de passar à carvão, enfeitam o espaço.
O banheiro, com dimensões limitadas, também entrou no projeto. Além de toda a reformulação, ele deveria dar conta de uma bancada para trocar bebês. “As paredes eram até meia altura, então no fechamento criou-se uma prateleira onde são expostos os objetos. Também optamos pela cor ferrugem em todas as paredes e aproveitamos um pé antigo de máquina de costura para uma nova bancada”, explica Ana Luisa.
No bar, um balcão em mármore claro traz iluminação embutida e se contrasta a uma parede verde limão com peneiras antigas expostas. O recurso trouxe solução a um problema de distribuição entre a área de preparo de bebidas e a área do público, criando uma espécie de sala de espera. Na parte externa, os muros ganharam nova pintura e arandelas foram reaproveitadas.

LEIA TAMBÉM

O que o seu quarto diz sobre você?

13 inspirações para decorar o quarto do bebê

Com investimento milionário, palácio de Saddam Hussein vira museu

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!