Arquitetura

Adeus, 2019! 10 fatos que marcaram o ano na arquitetura, na arte e no design

Sharon Abdalla
18/12/2019 10:56
Thumbnail

Fotos: Divulgação

Uma vida em um ano. 2019 foi intenso, repleto de surpresas, conquistas e transformações que abrem caminho para uma nova década, na qual a inovação e a sustentabilidade despontam como potenciais protagonistas. E como em toda transformação, não serão apenas as glórias que ficarão na lembrança deste ano, mas também perdas irrecuperáveis, celebrações históricas e uma promessa de futuro com diversas possibilidades. Relembre 10 momentos marcantes de 2019!

Um ano, muitas despedidas

Foto: Atelier Mendini/Reprodução
Foto: Atelier Mendini/Reprodução
Em 2019, o mundo deu adeus a importantes e icônicos nomes do design e da arquitetura. Alessandro Mendini, arquiteto, filósofo e designer, tido como a “Carmen Miranda” do setor, faleceu logo no início do ano, em fevereiro, deixando órfãos os discípulos de seu estilo colorido, divertido e sem regras.
Em maio, o arquiteto Ieoh Ming Pei, conhecido pela forma abreviada de seu nome, I.M. Pei, e criador da icônica pirâmide do Museu do Louvre, faleceu aos 102 anos de idade. Dois meses depois, o italiano Cristiano Toraldo di Francia deixava enlutada a comunidade arquitetônica, em especial os seguidores e admiradores do movimento Superstudio, que teve seu ápice nas décadas de 1960 e 1970, do qual foi cofundador. O setor da iluminação, por sua vez, perdeu Ingo Maurer, um de seus principais nomes. Conhecido mundialmente por suas luminárias surpreendentes e provocativas, o designer alemão faleceu em outubro, aos 87 anos.
Foto: Ingo Maurer/Divulgação
Foto: Ingo Maurer/Divulgação
No Brasil, uma das perdas mais significativas foi a do engenheiro Mário de Mari. Autor da “Casa flutuante”, tombada como Patrimônio Municipal de Curitiba, ele foi um dos profissionais que ajudaram a verticalizar a capital paranaense.

Centenária

A celebração de um centenário não pode passar despercebida, ainda mais quando se trata de uma das maiores e mais emblemáticas escolas de arquitetura e design da história. A alemã Bauhaus chegou à marca em 2019 e não foram poucos os eventos e menções à data. O arquiteto alemão Van BoLe-Mentzel, por exemplo, transformou um ônibus em uma réplica itinerante da escola, que circulou pela Alemanha, China e Congo. Na HAUS, nós resgatamos a história e o protagonismo das mulheres de Bauhaus que, mesmo brilhantes, ficaram à margem da história, escanteadas para aulas de tecelagem (arte considerada menor na época) da escola, que foi uma das primeiras do mundo a aceitar pessoas do sexo feminino.
Foto: Arquivo/Bauhaus
Foto: Arquivo/Bauhaus

Oscar do design

Imagens: Rafaella de Bona/Divulgação
Imagens: Rafaella de Bona/Divulgação
É de Curitiba o projeto premiado pelo Oscar do design mundial para jovens talentos, o iF Design Talent Award 2019. Trata-se do Maria, um absorvente íntimo desenvolvido pela estudante de Design de Produto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e egressa do curso de especialização em Design do Centro Europeu — “Soluções de impacto para o futuro”, Rafaella de Bona. Sustentável, o item de higiene foi desenvolvido para mulheres em situação de rua, de forma a trazer mais dignidade e conforto durante o ciclo menstrual. Ao todo, 39 trabalhos foram premiados em todo o mundo, sendo a curitibana a única brasileira na lista.

Apagada pelas chamas

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Em abril, o mundo assistiu incrédulo pela TV as chamas consumirem parte de um dos principais monumentos arquitetônicos e Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura): a Catedral de Notre-Dame, em Paris. O pináculo de 45 m de altura que ficava no centro da catedral desabou por inteiro, assim com partes do telhado em
carvalho. Outros “tesouros” do templo, como a rosácea do meio-dia (vitral com 13 m de diâmetro datado do século 13) e o maior dos três órgãos da igreja (com oito mil tubos) foram preservados.

Catedral indígena

Com a aprovação do Papa Francisco, o Brasil terá a primeira “catedral’ indígena na Amazônia, financiada pelo Vaticano. O templo religioso será construído no coração da reserva Yanomami, o maior território indígena brasileiro, e já teve parte da verba para as obras repassada pela Santa Sé para as autoridades católicas brasileiras. Com 875,49 m² e capacidade para 500 pessoas, o projeto é assinado pelos arquitetos Teresa Cristina Cavaco Gomes e Tobias Bonk Machado, da Creatos Arquitetura, de Curitiba – referência nacional em arquitetura religiosa e arte sacra.

500 anos

2019 marcou os 500 anos de morte de um dos mais célebres e geniais artistas que o mundo já conheceu: Leonardo da Vinci. E não faltaram exposições, menções e homenagens ao pintor, escultor, arquiteto, matemático e engenheiro – entre muitas outras habilidades – italiano que é uma das mais importantes figuras do período renascentista. Durante a Semana do Móvel de Milão, na Itália, a instalação Aqua foi uma destas manifestações. No Brasil, a data foi celebrada com a abertura da exposição imersiva “Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio”, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), que segue até 1º de março de 2020.

Desconhecido empreendedor

Foto: reprodução/Getty
Foto: reprodução/Getty
O famoso artista britânico Banksy segue mantendo sua identidade em sigilo, fato que contribui para a promoção de suas obras e de seu nome. E foi para protegê-lo de uma empresa de cartões que tentava patenteá-lo que Banksy criou uma loja com seus produtos oficiais, todos com edições limitadas. Para comprá-lo, no entanto, é necessário muito mais do que um simples clique. Há uma curadoria dos potenciais compradores, que precisam provar que “não são um robô” respondendo à pergunta “por que a
arte importa?”

Capital da arquitetura

Fotos: Pixabay/Reprodução
Fotos: Pixabay/Reprodução
A “Cidade Maravilhosa” passou a responder por mais um título em 2019: o de Capital Mundial da Arquitetura para 2020. O reconhecimento foi concedido pela Unesco, em janeiro, e fez da capital carioca a primeira do mundo a receber tal honraria. A diversidade do patrimônio arquitetônico da cidade, que traz exemplares do período colonial ao contemporâneo, justificou a escolha.

O futuro é o mar

O plano é que a cidade flutuante abra as portas até 2020. Por enquanto, o Instituto desenvolvedor do projeto realiza estudos  para criação de uma legislação em conjunto com a Polinésia Francesa. Foto: Reprodução
O plano é que a cidade flutuante abra as portas até 2020. Por enquanto, o Instituto desenvolvedor do projeto realiza estudos para criação de uma legislação em conjunto com a Polinésia Francesa. Foto: Reprodução
Não é ficção científica. A primeira cidade flutuante do mundo, localizada na Polinésia Francesa, recebeu seus primeiros habitantes neste ano e ficará totalmente pronta em 2020. Uma zona econômica especial, com criação de peixes, parques eólicos oceânicos e outras inovações estão previstas para compor a ilha-cidade, cuja ideia é encabeçada pela organização norte-americana sem fins lucrativos The Seasteading Institute.

No plastic

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Garrafas sem plástico e que se decompõem em três semanas; proibição da utilização de plásticos de uso único; troca de garrafas plásticas por passagens de metrô; plástico biodegradável produzido a partir da mandioca; asfalto feito a partir do plástico. Não importa onde ou de que forma, 2019 foi o ano em que o plástico assumiu de vez o papel de vilão da sustentabilidade, fato que desencadeou um sem número de iniciativas que visam eliminar ou, pelo menos, racionalizar o uso do material.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!