Arquitetura

Revestimento de luxo em prédio de Londres ajudou na propagação do fogo

HAUS*
15/06/2017 19:38
Thumbnail

Foto: AFP/Adrian Dennis

O incêndio que destruiu o Greenfell Tower em Londres na madrugada do último dia 14 pode ter sido agravado pelo revestimento colocado na fachada do prédio em uma reforma de 2016. A obra tinha a pretensão de modernizar o edifício para que a construção se adequasse esteticamente aos apartamentos luxuosos da região. Porém, o revestimento utilizado era inflamável e fez com que o fogo se espalhasse mais rapidamente pelos 24 andares da torre durante o incêndio, como apurou o jornal britânico The Independent.
Ainda segundo o jornal, o processo escolhido para a adaptação estética do prédio criou uma cavidade de 25 a 30 milímetros entre o isolamento e o revestimento. Pode parecer pouco, mas a cavidade já é suficiente para produzir um túnel de vento que contribui para a propagação do fogo. A escolha do revestimento ficou a cargo da empresa Rydon, que foi a responsável pela remodelação do prédio.
O documento de planejamento da regeneração da Grenfell Tower pretendia melhorar sua aparência porque “a torre é visível da Área de Conservação Avondale adjacente ao sul e da Área de Conservação de Ladbroke a leste”.
O incêndio na área de North Kensington começou à 0h15 (21h15 de Brasília). Ele deixou pelo menos  17 mortos e 78 feridos, sendo que 34 continuam hospitalizados. O imóvel contava com 120 apartamentos. Ainda não se sabe o que iniciou o incêndio.
*Com colaboração de Amanda Lüder.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!