Luto

Arquitetura

Um dos autores do Centro Pompidou, Richard Rogers morre aos 88 anos

HAUS
19/12/2021 15:21
Thumbnail
2021 tem sido um ano de muitas despedidas na arquitetura brasileira e mundial. E neste sábado (18), o mundo se despediu do arquiteto ítalo-britânico Richard Rogers, vencedor do Pritzker - considerado o Oscar da arquitetura - que partiu aos 88 anos, conforme divulgado pela imprensa britânica. A causa da morte do profissional não foi divulgada.
"É com profunda tristeza que os sócios e a equipe da Rogers Stirk Harbor + Partners confirma a morte de nosso colega, amigo e sócio fundador Richard Rogers. Pelas mais de quatro décadas de trabalho, ele será lembrado como um colega e amigo, que era agregador, sempre completamente livre de status, sempre inclusivo, sempre explorando e olhando para frente", diz nota publicada no site do escritório do arquiteto. "Homem de imenso impulso e carisma, foi igualmente um homem de civilidade e integridade, dedicado à arte e à ciência da arquitetura, do urbanismo, da vida da cidade, do compromisso político e da mudança social positiva. Seu amor pelas pessoas, pela discussão, pela partilha de pontos de vista, por explorar novos caminhos e pelo trabalho cooperativo e criativo se refletiu na prática que ele fundou e que continua a adotar e desenvolver esses ideais hoje. Richard viveu sua família e sua vida profissional como um só e nossos pensamentos e condolências estão com sua família hoje", encerram os sócios, em nota.
Centro Georges Pompidou, em Paris, obra de Richard Rogers e Renzo Piano.
Centro Georges Pompidou, em Paris, obra de Richard Rogers e Renzo Piano.
Nascido em 1933, em Florença, na Itália, Rogers retornou à Inglaterra, terra de origem de seus pais, após o início da Segunda Guerra Mundial. No Reino Unido, se tornou reconhecido por uma arquitetura de alta tecnologia e que tem o vidro e aço entre suas matérias-primas de destaque.
Edifício 3 World Trade Center também leva a assinatura do arquiteto, falecido neste sábado (18).
Edifício 3 World Trade Center também leva a assinatura do arquiteto, falecido neste sábado (18).
São elas que aparecem, por exemplo, no Centro Georges Pompidou, em Paris, obra assinada em parceria com o também gigante arquiteto italiano Renzo Piano. Também levam o nome de Rogers o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos em Estrasburgo, o Terminal 4 do Aeroporto Madrid-Barajas, o Millennium Dome, em Londres, e o 3 World Trade Center, em Nova Iorque.
Tais obras que unem o "amor pela arquitetura com um profundo conhecimento de materiais e técnicas construtivas", como ressaltou o júri do Pritzker ao conceder o prêmio a Rogers, em 2007. "Seu fascínio pela tecnologia não é apenas para efeitos artísticos, mas mais importante, é um eco claro do programa de um edifício e um meio de tornar a arquitetura mais produtiva para aqueles a quem serve. Sua defesa da eficiência energética e da sustentabilidade teve um efeito duradouro na profissão", completou.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!