Arquitetura

Rio de Janeiro é eleita primeira Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco

HAUS
18/01/2019 13:14
Thumbnail

Fotos: Pixabay/Reprodução

Reconhecida internacionalmente como a “Cidade Maravilhosa”, o Rio de Janeiro passa a ostentar um novo título: o de Capital Mundial da Arquitetura para 2020. O reconhecimento foi concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na manhã desta sexta-feira (18) em reunião na sede da entidade, em Paris, e fez da capital carioca a primeira do mundo a receber tal honraria.
A iniciativa reconhece a diversidade do patrimônio arquitetônico da cidade, que contempla exemplares do período colonial, como o Mosteiro de São Bento e os Arcos da Lapa, do século XX, como o Cristo Redentor e o Museu de Arte Contemporânea (MAC), assinado pelo mestre Oscar Niemeyer, e da arquitetura contemporânea, como o Museu do Amanhã, ícone da revitalização da Zona Portuária da cidade.
Foto: Ricardo Cohen/ Wikimedia Commons
Foto: Ricardo Cohen/ Wikimedia Commons
Além disso, responde ao acordo firmado entre a União Internacional dos Arquitetos (UIA) e a Unesco no sentido de conceder o título às cidades-sede do Congresso Mundial de Arquitetos daquela entidade, que terá sua 27ª edição realizada no Rio de Janeiro em julho de 2020.
O congresso é realizado a cada três anos e, depois da capital carioca, deverá desembarcar em Copenhague, na Dinamarca. Seu objetivo é o de se tornar um fórum internacional para debater desafios globais relacionadas a cultura, patrimônio cultural, arquitetura e planejamento urbano reunindo arquitetos, urbanistas, políticos, artistas e instituições sociais. No Rio de Janeiro, o evento terá como tema “Todos os mundos. Somente um mundo”.
“Nosso compromisso é o de transformar o ano de 2020 em um marco na história cultural da cidade. Além da visibilidade internacional, teremos a oportunidade de ampliar a relação de pertencimento dos moradores da nossa cidade com o seu patrimônio histórico e arquitetônico, difundindo e preservando esse acervo”, destaca, em nota, o prefeito Marcelo Crivella.
A surpreendente estrutura do Museu do Amanhã.<br>Foto: Thales Leite / Divulgação
A surpreendente estrutura do Museu do Amanhã.<br>Foto: Thales Leite / Divulgação
Para o presidente do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 RIO, Sérgio Magalhães, o reconhecimento da Unesco é uma oportunidade de se pensar novas perspectivas para a capital carioca e o país, uma vez que proporcionará o diálogo com a sociedade para o enfrentamento dos problemas e desafios da cidade, como pontua em nota.

Reconhecimento

A nomeação do Rio de Janeiro como Capital Mundial da Arquitetura foi aprovada por unanimidade pelo Conselho da União Internacional dos Arquitetos (UIA) ainda em maio de 2018, durante reunião da entidade realizada em Oaxaca, no México. Faltava, então, a designação formal do título, realizada nesta sexta-feira (18) pela Unesco.
Assista ao vídeo promocional divulgado pela prefeitura do Rio de Janeiro:

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!