Meio ambiente

Arquitetura

Rio de Janeiro terá maior horta urbana do mundo; e a colheita já começou

HAUS
20/01/2022 16:00
Thumbnail
Até 2024, o Parque Madureira, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), irá se transformar na maior horta urbana do mundo. O projeto integra o programa Hortas Cariocas, da prefeitura do município, e visa recuperar a vocação agrícola da região de Madureira ocupando um total de 11 hectares - o que equivale a 15 campos de futebol.
A horta está localizada em uma área às margens da linha férrea do parque e terá um total de 110 mil m². O cultivo é realizado em etapas, conforme as safras, especialmente de hortaliças, com o principal objetivo de fornecer alimentos para cerca de 50 mil moradores das comunidades do entorno. Também está prevista a comercialização de alguns alimentos, o que irá gerar renda e segurança alimentar para essas comunidades. Na primeira semana de 2022, foram colhidas verduras em 55 dos canteiros que já estão prontos.
Além da ampliação dos canteiros, também está prevista a construção de um memorial que irá reverenciar a vocação agrícola histórica do local e seus antigos moradores: o Quilombo Agrícola Madureira.

Projeto

A horta de Madureira não é o único cultivo urbano na cidade do Rio de Janeiro. No total, o projeto Hortas Cariocas abrange mais de 3,7 mil canteiros e 24 hectares de áreas cultivadas, abrangendo 25 comunidades do município.
Por ano, são produzidos cerca de 80 toneladas de alimentos, sem uso de defensivos agrícolas. Além das hortaliças, os mais de 200 trabalhadores que cultivam as hortas ganham bolsas para manter as produções.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!