Arquitetura

Rock in Rio 2019: conheça os novos espaços da maior Cidade do Rock de todos os tempos

Stephanie D’Ornelas*
26/09/2019 10:45
Thumbnail

Rock in Rio 2019 terá 385 mil m² ocupados e palcos com cenografia incrível. Foto: Rock in Rio / Divulgação

Um dia não será suficiente para conhecer todos os espaços da Cidade do Rock. O local ocupado pelo Rock in Rio 2019, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, será o maior da história do festival. A edição deste ano — que começa nesta sexta, 27, e vai até o outro domingo, 6 de outubro — terá 17 espaços de atrações, seis a mais do que em 2017. Serão 385 mil m² ocupados, 60 mil m² a mais em relação à última edição. É espaço de sobra para curtir as mais de 350 opções de música e entretenimento.
Para que o público consiga se movimentar com facilidade entre tantas atrações, o Rock in Rio funcionará como os principais parques temáticos do mundo, com uma planta circular, permitindo que o visitante passeie em fluxo contínuo. Quem gosta de aventura poderá curtir os brinquedos que completam o complexo de diversão: montanha russa, Mega Drop, roda gigante e tirolesa.
Além de palcos já consagrados Mundo e Sunset e dos espaços Rock District, Rock Street Asia, Gourmet Square, Gameplay Arena e Área Vip, esta edição do Rock in Rio terá os inéditos Espaço Favela, New Dance Order, NAVE – Nosso Futuro é Agora, Fuerza Bruta, Rota 85 e Palco Supernova.
A HAUS descobriu como será cada uma das seis novas áreas do festival. Confira:

NAVE – Nosso Futuro é Agora

Foto: Rock in Rio / Divulgação
Foto: Rock in Rio / Divulgação
A NAVE é uma cocriação entre Rock in Rio e Natura que coloca o público em uma grande experiência imersiva e sensorial. A atração transformará o velódromo do Parque Olímpico com efeitos cenográficos e 5,4 mil m² de projeções que convidam os visitantes a interagir com o espaço. A atração tem curadoria de Marcello Dantas, especialista em conteúdos multimídia inovadores e um dos principais curadores de arte contemporânea do mundo.
Foto: Rock in Rio / Divulgação
Foto: Rock in Rio / Divulgação
“A Nave materializa nossa convicção de que o entretenimento é uma poderosa ferramenta para gerar transformação social. Com vivências únicas da emoção e do coletivo vamos inspirar e empoderar pessoas a assumirem o protagonismo do mundo por meio das suas escolhas no cotidiano. Com esta abertura especial da Nave, começamos a fazer isso desde hoje. Esperamos que todo o público se envolva e participe”, conta Roberto Medina, presidente do festival.

New Dance Order

Foto: Rock in Rio / Divulgação
Foto: Rock in Rio / Divulgação
O New Dance Order é a nova área de Dance Music do Rock in Rio. Totalmente tecnológico, o novo palco tem uma estrutura de 65 metros de extensão, 24 metros de altura e 560 metros quadrados de LED screen, e é equipado para shows pirotécnicos e com lasers de última geração.
“O New Dance Order vai chamar a atenção para a consciência de temas do futuro do planeta e a construção de um mundo melhor, usando a ligação direta que a música eletrônica sempre teve com os avanços tecnológicos e a evolução do mundo”, conta Claudio da Rocha Miranda Filho, diretor artístico do New Dance Order.

Espaço Favela

Foto: Rock in Rio / Divulgação
Foto: Rock in Rio / Divulgação
A cenografia colorida e lúdica compõe o ambiente do Espaço Favela, área que vai levar para a Cidade do Rock a música, cultura e comidas típicas das comunidades cariocas. O Espaço Favela será dinâmico e com muitas atrações ao longo do dia: bandas das comunidades de diversos ritmos musicais vão compor o line up, que terá sempre um headliner e mais três pocket shows.
O grupo de teatro Nós do Morro está preparando um grande espetáculo em que 40 artistas tomarão conta de todo o palco com uma apresentação de dança, música e teatro. A poesia também estará presente com as batalhas de slam.

Rota 85

Foto: Rock in Rio / Divulgação
Foto: Rock in Rio / Divulgação
A Rota 85 é um espaço dedicado ao ano da lendária edição pioneira do Rock in Rio, 1985. Em estilo vintage, a cenografia da área é inspirada na famosa Route 66, rodovia que cruza oito estados norte-americanos. O cenário tem direito a borracharia, posto de gasolina e um bar com exposição de objetos dos 34 anos de festival. Um dos principais atrativos da Rota 85 é a tradicional capela do Rock in Rio, que faz alusão aos famosos casamentos de Las Vegas e que vai receber três cerimônias matrimoniais oficiais.

Palco Supernova

Foto: Rock in Rio / Divulgação
Foto: Rock in Rio / Divulgação
As grandes engrenagens cenográficas do Palco Supernova são inspiradas no SteamPunk, subgênero da ficção científica passado em uma realidade alternativa, com proposta estética que remete ao século 19. O Supernova, que mede 9 metros de altura e 12 metros de frente, ficará posicionado na área mais elevada da Cidade do Rock, tendo uma vista privilegiada de todo o festival.

Fuerza Bruta

Foto: Rock in Rio / Divulgação
Foto: Rock in Rio / Divulgação
A história do Rock in Rio é o ponto de partida do espetáculo que o grupo argentino Fuerza Bruta criou especialmente para o festival. As apresentações que misturam acrobacias circenses, performances de dança e música ao vivo ocuparão, pela primeira vez, uma arena olímpica. No total, serão realizadas cinco sessões diárias de 30 minutos cada, com capacidade para atender 3 mil pessoas.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!