Arquitetura

Projeto pretende recuperar imóveis históricos do centro de Curitiba; veja quais

Sharon Abdalla
11/07/2018 17:56
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

A recuperação e revitalização da região central de Curitiba é tema recorrente na pauta da administração pública, dos empresários e dos curitibanos que há tempos veem a área sofrer com a insegurança, a degradação dos imóveis históricos e a subutilização dos espaços. Da mesma forma que os problemas, as iniciativas que visam dar nova vida ao centro são constantes, sendo a mais recente delas o programa “Rosto da Cidade”, que a prefeitura municipal pretende tocar a partir do próximo mês de agosto.
O projeto engloba uma área de 2 km² na região central e envolve ações relacionadas ao despiche, à segurança pública e à recuperação dos edifícios históricos localizados no perímetro. Para isso, ele foi dividido em cinco etapas, sendo a primeira delas a pintura de 14 prédios históricos públicos (veja no infográfico abaixo quais são eles).
Solar dos Guimarães, que abriga o Conservatório de MPB, é um dos edifícios que será contemplado pelo projeto.
Solar dos Guimarães, que abriga o Conservatório de MPB, é um dos edifícios que será contemplado pelo projeto.
Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a segunda compreende os espaços entre o Largo da Ordem e a Rua São Francisco e a terceira envolve as Praças Tiradentes, Borges de Macedo e Generoso Marques. A quarta fase será realizada no eixo entre as ruas Barão do Rio Branco e Riachuelo, enquanto a quinta e última etapa terá como foco a Rua Trajano Reis, desde o Setor Histórico até a Praça do Gaúcho.
LEIA MAIS
O investimento para a realização das ações previstas pelo município gira em torno de R$ 4,8 milhões e, além da recuperação dos imóveis, envolve a execução de planos de iluminação pública, segurança, mobilidade e acessibilidade. O município ainda estuda a realização de parcerias público-privadas e a oferta de incentivos aos proprietários dos imóveis e aos empresários da região para que eles também colaborem com o projeto.
No que se refere ao Setor Histórico, a criação da Comissão do Centro Histórico, no início deste ano, já representou um passo neste sentido. Presidido pelo prefeito Rafael Greca, o grupo já apresentava a intenção de realizar ações referentes à segurança, iluminação, cultura, serviços e gastronomia, com o objetivo de trazer “animação para o Centro Histórico de Curitiba”, como destacou, naquela ocasião, o prefeito Rafael Greca.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!