Roteiro: quatro shoppings em Curitiba com muita história para contar

Instalados em imóveis centenários, shoppings mantêm viva a história de uma Curitiba de outros tempos

Fachada do Shopping Mueller, o mais antigo e tradicional de Curitiba. Foto: Henry Milléo/Arquivo/Gazeta do Povo.

por HAUS

28/07/2017

compartilhe

Que a visita ao shopping está entre os passeios preferidos dos curitibanos ninguém duvida. Mas o que costuma passar despercebido por muitas das pessoas que frequentam os estabelecimentos é seu potencial para se conhecer e admirar a história e a arquitetura da cidade. Afinal, alguns dos mais tradicionais centros de compras de Curitiba estão instalados em imóveis históricos, que tiverem outros usos e foram se transformando ao longo das décadas, mas sem perder sua ligação com o passado. Para te ajudar a redescobrir os shoppings de Curitiba, HAUS preparou um roteiro que te leva de volta aos séculos 19 e 20. Embarque nessa!

Quartel do exército

shopping-curitiba-1

Prédio que abriga o Shopping Curitiba foi construído no final do século 19 para o Exército Brasileiro. Foto: Divulgação/Arquivo/Shopping Curitiba

Basta olhar para a fachada do Shopping Curitiba, na Rua Brigadeiro Franco, para identificar a origem militar da construção, que há mais de 20 anos abriga o centro de compras. Construída no final do século 19, a edificação foi endereço do 5º Batalhão Logístico do Exército – que chegou a servir de base operacional do general Cândido Rondon durante a Revolução de 1924 – até o início dos anos 1990. Em 1996, o shopping foi inaugurado mantendo a fachada original do prédio, que é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) e recebe cerca de 9 milhões de visitantes por ano.

ARQUITETURA DE QUARTEL - Curitiba, 28/05/09 - Vista da fachada restaurada do Shopping Curitiba. / Foto: Rodolfo Buhrer

Na fachada da Rua Brigadeira Franco ainda é possível se ver o brasão e o mastro da bandeira, que fazem referência à antiga instalação ,militar. Foto: Rodolfo Buhrer/Arquivo/Gazeta do Povo.

Estação ferroviária

shopping-estacao-2-Arthur Wischral-Museu Paranaense-Reproducao Brunno Covello

Praça Eufrásio Correa, na década de 1930, com a estação ferroviária ao fundo. Foto Arthur Wischral/Museu Paranaense/Reprodução Brunno Covello/Arquivo/Gazeta do Povo.

Em localização estratégica no Rebouças, região que, no passado, foi o coração de Curitiba, o Shopping Estação mantém viva a história da estrada de ferro que foi um dos motores do desenvolvimento da capital, no final do século 19. Há 20 anos, o centro de compras está instalado em um prédio anexo ao Museu Ferroviário, que desde os anos 1980 funciona no imóvel que abrigou a primeira estação de trem de Curitiba e é tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado. Assim, quem visita o shopping tem à disposição muito mais do que lojas, cinema e alimentação, mas um ambiente para voltar no tempo e conhecer de perto o estilo de vida e o meio de transporte que abriu Curitiba para o mundo.

CASARÕES - PALÁCIO RIO BRANCO - CURITIBA - 23/08/2012 - PARANÁ - O Palácio Rio Branco, onde funciona a Câmara Municipal, vai ser reaberto após uma reforma. Já retiraram os tapumes ao redor do prédio, porque de acordo com eles a parte estrutural está pronta. O que falta, são retoques na pintura interna. Foto dos casarões em volta da Praça Eufrásio Correia, uns em reforma e outros abandonados - Foto do casarão da antiga estação de trem e hoje o shopping Estação - Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Atualmente, a antiga estação abriga o Museu Ferroviário, anexo ao Shopping Estação. Foto: Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo.

Metalurgia

shopping-curitiba-5

Fundada pelo imigrante suíço Gottlieb Mueller em 1878, Mueller Irmãos produzia de pregoa a colheitadeiras. Foto: Divulgação/Shopping Mueller.

Parada obrigatória para turistas e curitibanos que circulam pela região do Centro Cívico, o Shopping Mueller é um bom exemplo de ocupação dos imóveis antigos para fins comerciais. Inaugurado em 1983, ele está instalado no prédio onde funcionou a antiga metalurgia Mueller Irmãos, fundada pelo imigrante suíço Gottlieb Mueller em 1878. Durante um século, a empresa produziu de pregos a colheitadeiras no local, que teve que deixar em 1979 devido ao novo plano diretor da cidade, que proibia fábricas na região.

SHOPPING MUELLER / CURITIBA / 28/08/13/ SHOPPING MUELLER DE CURITIBA / FOTO: JONATHAN CAMPOS / AGENCIA DE NOTICIAS GAZETA DO POVO

Inaugurado há mais de 30 anos, o Shopping Mueller é destino obrigatório de quem circula pela região do Centro Cívico. Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo.

Universidade

shopping-omar-1

De propriedade do ervateiro Manuel Miró, imóvel abrigou a primeira sede da Universidade Federal do Paraná. Foto: Arquivo/Divulgação/Shopping Omar.

O prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é conhecido Brasil afora, principalmente depois de ter sido eleito como símbolo da cidade. O que muita gente não sabe é que antes de sua construção a universidade teve como endereço o prédio que abriga o Shopping Omar, inaugurado em 1987 na Rua Comendador Araújo. O sobrado era residência do ervateiro Manuel Miró e, entre 1912 e 1914, foi alugado para a universidade. Com a mudança da UFPR para a Praça Santos Andrade, neste último ano, o imóvel passou a abrigar a Maternidade do Paraná, que atendia aos indigentes e servia ao ensino de obstetrícia da universidade.

shopping-omar-2

Fachada atual do Shopping Omar, na Rua Comendador Araújo. Foto: Divulgação/Shopping Omar.

LEIA TAMBÉM

Sete hostels com decoração descolada para conhecer e tomar um café em Curitiba

Conheça 10 restaurantes subterrâneos em imóveis antigos de Curitiba

Roteiro: 8 casarões com arquitetura eclética para conhecer em Curitiba

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você