Arquitetura

Ruínas de Antonina serão transformadas em centro cultural após restauro; conheça o projeto

Sharon Abdalla
25/06/2018 10:30
Thumbnail

Ruínas do Armazém Macedo, em Antonina, no litoral do Paraná serão restauradas pelo Iphan e virarão centro cultural. Imagem: Iphan / Divulgação

Na baía de Antonina repousa os resquícios do Armazém Macedo, edificação que contribuiu, e muito, para o desenvolvimento econômico e social da cidade e do próprio estado. Ao contrário de outras com tal característica, que por muitas vezes são ignoradas por seus proprietários, gestores públicos e população, suas ruínas fizeram dele uma marca na paisagem do litoral paranaense e um elo entre os antoninenses e sua história, além de um importante ponto turístico local. Afinal, quem resiste a uma foto tendo as paredes em pedra e seus inconfundíveis arcos como pano de fundo.
As ruínas do Armazém Macedo atraem turistas em Antonina. Foto: Antonio More / Arquivo / Gazeta do Povo.
As ruínas do Armazém Macedo atraem turistas em Antonina. Foto: Antonio More / Arquivo / Gazeta do Povo.
Agora, passados mais de um século de sua construção, o Armazém Macedo irá ganhar “nova vida”. Uma ordem de serviço, assinada no último dia 13 de junho, oficializou o início dos trabalhos de restauro das ruínas e seus barracões anexos. Mais do que preservar o bem (listado no conjunto que compõe o centro histórico de Antonina, tombado pelo patrimônio federal), a obra pretende ressignificá-lo.
Imagem: Iphan / Divulgação
Imagem: Iphan / Divulgação
Quem afirma é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pela execução da obra, orçada em R$ 6,4 milhões e prevista no PAC Cidades Históricas, do Governo Federal. “No Paraná, somente Antonina foi contemplada pelo programa, que prevê oito obras na cidade”, conta Anna Finger, arquiteta e Chefe da Divisão Técnica do IPHAN-PR.
Imagem: Iphan / Divulgação
Imagem: Iphan / Divulgação
A opção por fazer do restauro do Armazém Macedo a primeira delas, segundo Anna, se deve à nova dinâmica que ele trará para a cidade e à sua importância como referencial no espaço urbano local. “A edificação terá um novo uso cultural que visa celebrar a relação do povo de Antonina com o mar. O restauro significa não somente o resgate e valorização de um patrimônio cultural, mas também sua importância para o turismo uma vez que amplia os atrativos da cidade”, resume Thiago Afonso de Souza, secretário de Cultura e Turismo de Antonina.
Imagem: Iphan / Divulgação
Imagem: Iphan / Divulgação

Marco na paisagem

A bela vista que compõem com a baía de Antonina não é o único ponto que faz do Armazém Macedo uma das construções mais importantes da cidade. Erguido na segunda metade do século 19,  tendo como provável construtor o industrial e exportador de erva mate José Ribeiro de Macedo, o imóvel foi um antigo armazém do produto no local onde, até a década de 1960, funcionou o porto de Antonina. Com arquitetura eclética, o imóvel tem quase dois terços de seu perímetro no limite com águas da baía e retrata bem a arquitetura de cunho industrial/comercial voltada para o embarque e desembarque de mate e depois de madeira, como descreve relatório do Iphan.
Com o restauro, o Armazém Macedo terá sua funcionalidade resgatada, mas voltada a um novo uso. O objetivo do Iphan é fazer dele um espaço cultural, ressignificando-o como local de convivência, conhecimento e lazer para os turistas e a população local. “Hoje, o principal foco de atuação do Iphan é com as comunidades. Pois, com a melhoria da qualidade de vida delas o turismo vem”, justifica Anna.
Fotos: Prefeitura de Antonina / Divulgação
Fotos: Prefeitura de Antonina / Divulgação
Para isso, o projeto, assinado pelo escritório curitibano ArquiBrasil Arquitetura e Restauração, que tem como responsáveis técnicos os arquitetos Jussara Valentini e Roberto Martins, a instalação de sala de exposição, biblioteca e auditório, além de área destinada à oferta de serviços, como lojas, bistrôs e cafés.
A inserção de elementos contemporâneos é outro ponto que chama atenção. Entre eles estão os deques em madeira, que deixarão à mostra os arcos que apoiavam o antigo piso original, e a inserção de um cubo de vidro dentro da estrutura das ruínas, que serão mantidas. Além de abrigar o espaço expositivo, ele servirá como área de contemplação delas e da paisagem da baía de Antonina. “O projeto inicial previa a reconstrução de uma parte do que hoje são as ruínas. Elas são muito bonitas e atraem as pessoas, então, optamos por consolidá-las e valorizá-las”, destaca Jussara.
Os barracões anexos, por sua vez, terão recompostas suas fachadas e a volumetria do telhado. Suas estruturas internas serão totalmente reconstruídas para abrigar os demais espaços previstos no projeto.
“Quando você resgata uma ruína com esta importância, [potencializa] a sensação de pertencimento e o uso que a comunidade fará do espaço”, acrescenta a arquiteta. A previsão do Iphan-PR é a de que a obra se estenda por 16 meses após iniciada – neste momento, o projeto passa por revisão e atualização orçamentária.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!