Arquitetura

Prepare sua cozinha para instalar um cooktop

Daliane Nogueira
31/10/2015 00:00
Thumbnail

Projeto de cozinha integrada assinada pela arquiteta Letícia Kunow. Atenção na hora de instalar o cooktop é determinante para a segurança e conforto do ambiente. Foto: Divulgação | LUCAS FERREIRA

Sabe aquela cozinha integrada dos sonhos com uma bancada para preparação dos alimentos e, claro, um lindo e funcional cooktop? Este é um ambiente que está no imaginário de muitas famílias, mas quando não são tomados alguns cuidados na hora de instalar o cooktop, problemas de segurança podem aparecer.
Em linhas gerais a instalação é simples, mas a HAUS, com a ajuda da fabricante Dako, preparou algumas dicas que vão ajudar na hora de planejar os móveis que receberão o cooktop e o forno embutido.
Projeto de cozinha integrada assinada pela arquiteta Letícia Kunow.<br>Foto: Divulgação.
Projeto de cozinha integrada assinada pela arquiteta Letícia Kunow.<br>Foto: Divulgação.
Veja os principais pontos a serem considerados:
Tomadas: é importante que fiquem fora do nicho, a uma distância mínima de 30 centímetros do ponto de gás.
Pia: Se estiver instalada na mesma bancada, é sugerido manter uma distância mínima de 45 centímetros para evitar respingos.
Geladeira: o ideal é que esteja distante do cooktop e forno. Se não for possível, uma alternativa é calcular um afastamento mínimo de 10 centímetros entre as peças e colocar uma divisória de drywall ou madeira. Isso fará com que não haja aumento do consumo de energia.
Nicho para forno: na hora de calcular o tamanho preveja uma distância de 5 centímetros entre a peça e o fundo do nicho (nas laterais e parte de trás), a fim de promover a ventilação.
Bancada: deve ser resistente a altas temperaturas (até 90º C) e ter espessura entre 2 cm e 6 cm, para suportar o peso do eletrodoméstico. Geralmente é feita em granito, mas há opções em materiais compostos de pedra, como o Silestone, por exemplo, que podem ser utilizados.
É importante saber as medidas do cooktop antes de encomendar a bancada – preste atenção na profundidade e laterais, para que seja possível sustentar o produto e ventilá-lo, ao mesmo tempo.
Para isso, compre o cooktop antes da bancada. Desta forma, o profissional da marmoraria recortará a pedra a partir das medidas exatas.
Instalador autorizado: chame um profissional autorizado para fazer o serviço de instalação com precisão.
Veja algumas medidas importantes nos esquemas abaixo:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!