São Paulo

Arquitetura

Região da Paulista terá nova área verde com 10 mil m² e mobiliário dos Irmãos Campana

HAUS
30/01/2023 19:11
Thumbnail

Biofilia e mobiliário assinado marcam projeto de nova área verde em São Paulo, a ser entregue nos 470 anos da cidade. | Divulgação

A partir de janeiro de 2024, a cidade de São Paulo vai ganhar amplo espaço de convivência e mobilidade ativa a poucos passos da Avenida Paulista. A proposta criará uma área verde de aproximadamente 10 mil m², no trecho das alamedas Rio Claro, das Flores e da rua São Carlos do Pinhal. Batizado de “Sua Rua” e assinado pelo escritório Levisky Arquitetos, o projeto se inspira em movimentações que já acontecem em grandes metrópoles mundo afora com o objetivo de colocar o pedestre como peça central do espaço urbano.
"Sua Rua" chama a atenção pela biolifia, com a previsão de que sejam plantadas mais de 400 árvores, e do mobiliário selecionado para compor o espaço. Serão mesas, cadeiras e jardineiras criadas pelo premiado estúdio dos Irmãos Humberto e Fernando Campana.
A área de convivência e circulação terá ainda nova iluminação pública com fios aterrados e de baixo consumo de energia, pavimentação artística e wi-fi gratuito em toda a sua extensão. O local também terá quiosques que poderão ser palco para a realização de experiências gastronômicas feitas com ingredientes orgânicos e em associação com projetos de inclusão social.
 “Sua Rua” tem projeto assinado pelo escritório Levisky Arquitetos. Crédito: Divulgação.
“Sua Rua” tem projeto assinado pelo escritório Levisky Arquitetos. Crédito: Divulgação.
Segundo a arquiteta e urbanista Adriana Levisky, responsável pelo projeto, o boulevard deve proporcionar acesso gratuito e facilitado a arte, cultura e educação, além de servir como um espaço de descanso para quem transita pela região da Paulista, atendendo um potencial fluxo diário superior a 1 milhão de pessoas, conforme estimativa da Associação Paulista Viva. O espaço contará com intervenções urbanas, exposições temporárias, áreas de contemplação e repouso e oferecerá conteúdo educativo sobre o meio ambiente (com informações, por exemplo, sobre as espécies plantadas no local).
A
iniciativa é resultado de um acordo de cooperação entre a Prefeitura de São
Paulo e a Associação São Paulo Capital da Diversidade e conta com o apoio da
Cidade Matarazzo e da Brookfield Properties, líder mundial em desenvolvimento e
operação de ativos imobiliários de alta qualidade.
Para Alexandre Allard, empresário que integra a Associação São Paulo Capital da Diversidade e fundador da Cidade Matarazzo, “Sua Rua” deve “trazer a natureza de volta para a cidade, mostrar como ela muda a nossa vida, impacta a felicidade e, mais do que isso, promover eficiência e quebrar a rotina de estresse numa região tão movimentada como a da Paulista”.
  “Sua Rua” tem projeto assinado pelo escritório Levisky Arquitetos. Crédito: Divulgação.
“Sua Rua” tem projeto assinado pelo escritório Levisky Arquitetos. Crédito: Divulgação.
O investimento para a implementação e a gestão do boulevard será de aproximadamente R$ 125 milhões, valor integralmente privado. As obras terão início ainda no primeiro semestre de 2023.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!