Reocupação do espaço público

Arquitetura

Projeto-piloto de SP vai usar calçadas e ruas como área para bares e restaurantes

Luan Galani
13/07/2020 19:51
Thumbnail

Projeto “Ocupa Rua”, pensado pelo escritório de arquitetura Metro Arquitetos, pode ser o caminho a ser seguido por bares e restaurantes nas grandes cidades brasileiras. Imagem: Metro Arquitetos/Divulgação

A cidade de São Paulo vai testar um projeto-piloto que transforma ruas e calçadas normalmente destinadas a vagas de automóveis em áreas externas para bares e restaurantes. A iniciativa foi batizada de "Ocupa Rua" e é capitaneada pela Prefeitura de São Paulo com o escritório de arquitetura Metro Arquitetos e a crítica gastronômica Alexandra Forbes.
O principal objetivo é garantir a segurança das pessoas na reabertura gradual dos bares e restaurantes (seguindo os novos protocolos de higiene e capacidade reduzida), mas também aproveita a oportunidade apresentada pela nova realidade para tentar ampliar o espaço para as pessoas nas ruas da cidade, em uma reocupação dos espaços públicos.
Como mostra o mapa na última imagem desse post no Instagram logo acima, os primeiros trechos a serem readequados serão nos arredores da Praça da República. Se bem sucedida, a solução pode ser adotada por outras cidades também.
O projeto foi criado de forma a oferecer opções de rápida instalação e custo baixo. E vem na toada de soluções similares feitas em cidades europeias, a exemplo das estufas em restaurante de Amsterdã.
Imagem: Metro Arquitetos/Divulgação
Imagem: Metro Arquitetos/Divulgação
O projeto foi pensado também para que os estabelecimentos não consigam mudar o layout para acrescentar mais mesas e cadeiras, o que iria contra as recomendações de saúde pública.
Para isso, foram sugeridos vasos de plantas grandes e pesados, que irão isolar os clientes dos carros. Como também um outro sistema de vasos menores para separar as mesas e manter o distanciamento obrigatório.
 Imagem: Metro Arquitetos/Divulgação
Imagem: Metro Arquitetos/Divulgação
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, a flexibilização do uso das vias públicas já estava sendo analisada há um tempo por um grupo multidisciplinar da prefeitura. Outra ação em análise neste momento pelo poder público é a simplificação dos procedimentos, isenção de taxas e a possibilidade de autodeclarações para obtenção de Termo de Permissão de Uso (TPU) para as autorizações em questão.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!