Dia do arquiteto e urbanista

Arquitetura

Satisfação de clientes de arquitetos e urbanistas supera 80%, aponta pesquisa

CAU/PR*
08/12/2022 12:25
Thumbnail
Quem contrata um arquiteto e urbanista para projetar e executar obras tem um alto índice de satisfação: 84%. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) em conjunto ao Instituto Datafolha. Economia nos gastos, compreensão das necessidades dos clientes, bom planejamento do projeto e segurança são alguns dos benefícios ao contar com esses profissionais na hora de construir ou reformar.
O levantamento mostra, ainda, que cerca de 10 milhões de brasileiros já utilizaram os serviços desses profissionais e que 73% da população economicamente ativa considera a possibilidade de contratar um arquiteto e urbanista.
O arquiteto e urbanista trabalha para melhorar a qualidade dos espaços que formam as cidades. É o profissional que promove mobilidade para todos, constrói edificações eficientes, sustentáveis, atua na preservação de áreas verdes e no bem-estar nas residências e ambiente de trabalho.
Neste 15 de dezembro é comemorado o Dia do Arquiteto e Urbanista. A data foi criada em homenagem ao nascimento de Oscar Niemeyer (1907-2012), vencedor do Prêmio Pritzker (1988) e autor de diversas obras consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade.
Todavia, a pesquisa também revelou que a grande maioria da população realiza obras sem auxílio de profissionais especializados. Dentre 50 milhões de brasileiros que já construíram ou reformaram, 82% não contrataram serviços de profissionais tecnicamente habilitados. São obras irregulares, sem registro de projeto e execução junto aos órgãos competentes e que podem representar alto risco para a sociedade.
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Milton Zanelatto, afirma que o levantamento reflete uma realidade que precisa ser alterada. “Durante muito tempo foi criada uma ideia equivocada de que somente as classes mais favorecidas têm condições de contratar arquitetos e urbanistas para construção, reforma, restauro ou decoração do seu imóvel. Essa é uma situação que o Conselho trabalha para mudar, especialmente com campanhas de conscientização da população. Aproveitamos esta data tão especial para reforçar a obrigatoriedade de que obras e reformas tenham responsáveis técnicos, conforme determina a legislação nacional”.
O custo do serviço de um arquiteto e urbanista é de aproximadamente 10% do valor total da obra. “O projeto é um pequeno percentual da obra e se for bem elaborado, detalhado, especificado com a quantidade certa de materiais e cronogramas definidos, gera economia na maior despesa, que é a própria construção. Tudo isso resulta em ter um patrimônio que vai valer ainda mais”, completa o presidente do CAU/PR.
Ainda de acordo com a pesquisa do CAU e do Instituto Datafolha, 96% dos entrevistados concordam que arquitetos e urbanistas são indispensáveis em obras e construções. As principais características associadas à profissão são conhecimento intensivo de tecnologia, criatividade, competência, visão de futuro e bom relacionamento com o cliente.

Evento sobre arquitetura portuguesa celebra Dia do Arquiteto

Em comemoração ao Dia do Arquiteto e Urbanista, o CAU/PR traz ao Brasil o português João Belo Rodeia, que ministrará palestra nesta segunda-feira (12), em Curitiba.
Arquiteto português João Belo Rodeia vem a Curitiba para palestra na FAE.
Arquiteto português João Belo Rodeia vem a Curitiba para palestra na FAE.
Ex-presidente da Ordem de Arquitectos e do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa, o profissional, professor e crítico de arte irá explanar alguns detalhes da arquitetura portuguesa recente.
A palestra acontecerá às 19h30, no Auditório da FAE (Avenida Visconde de Guarapuava, 3263 – Centro). Com vagas limitadas, as inscrições devem ser feitas no site do CAU/PR.
Além da FAE Centro Universitário, o evento tem apoio da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas do Paraná (ABAP/PR), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – Regional Paraná (AsBEA/PR), Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB/PR) e Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (SINDARQ/PR).

Serviço

  • Palestra Arquitetura Portuguesa Recente
  • 12 de dezembro (segunda-feira)
  • 19h30
  • Local: Auditório da FAE - Avenida Visconde de Guarapuava, 3263, Centro – Curitiba/PR
  • Inscrições: www.caupr.gov.br

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!