Arquitetura

Se você ainda não arrumou a sua casa de praia, veja o que ainda dá tempo de fazer

Luciane Belin*
29/11/2018 20:14
Thumbnail

Foto: Pexels.com

Todos os anos é a mesma história: quem tem casa na praia chega para descansar e curtir as férias, mas ela está fechada há meses e cheira a abandono. Assim, para muita gente, as primeiras horas de folga se transformam em uma grande faxina, com a promessa de que, no ano seguinte, a propriedade vai ganhar um tapa no visual.
Para não transformar a organização da propriedade no litoral em mais uma promessa de Ano Novo que não vai se cumprir, que tal arregaçar as mangas e investir em pequenas mudanças? A menos de um mês do Natal, a mão de obra costuma ser escassa e o tempo curto para fazer mudanças estruturais, mas isso não significa que não é possível promover pelo menos algumas adaptações.
Confira algumas ideias e inspirações dar novos ares a espaços na sua casa de praia.

Ano novo, novas cores

Foto: Pexels.com
Foto: Pexels.com
Nada como uma pintura para fazer um espaço parecer inteiro novo e, por sorte, essa é uma das intervenções possíveis mesmo quando se tem pouco tempo. Em especial, porque uma nova demão de tinta pode ser feita pelos próprios moradores, caso a mão de obra esteja em falta por conta do período do ano.
De acordo com a arquiteta Ana Johns, uma transformação de aspecto da casa pode ser feita mudando completamente a tonalidade dos ambientes. “O uso das cores como um diferencial pode ser bacana. Casa de praia pede azul, verde, em diferentes tons, criando um ambiente com jeito de litoral onde as pessoas se sintam mais à vontade”.

Revestimentos: roupa nova para a casa

Foto: Pexels.com
Foto: Pexels.com
A troca de revestimentos pode ser o primeiro passo e, sem estresse, como muitos pensam. Já existem no mercado soluções rápidas e de fácil aplicação, que dispensam o quebra-quebra. Materiais que podem ser sobrepostos aos anteriores, sem necessidade de remoção, são interessantes, porém requerem maior cuidado com nivelamento e acabamento.
Para os ambientes internos, como sala de estar e quartos, há uma grande variedade de pisos vinílicos, recomendados pela sua qualidade termoacústica. “Porcelanatos também são muito bem-vindos, tanto como solução para o piso, quanto nas paredes. São diversas opções e designs incríveis, podendo ser utilizados em áreas molhadas e externas, de acordo com suas propriedades”, sugere a arquiteta Maria Sliviany, do SLVY Arquitetura.

Mobiliário e acessórios

Foto: Pexels.com
Foto: Pexels.com
No caminho para a praia, que tal passar em algumas lojas e se dar de presente novos acessórios ou até mesmo novos móveis e objetos de decoração que possam renovar alguns cômodos. A dica é começar pelos espaços de uso coletivo, que vão servir como cenário para os momentos de lazer da família, como as salas, copas e áreas de churrasqueira.
“Para quem quer investir um pouco mais e inovar, a criação de novos espaços como churrasqueiras, salões de festas e espaços gourmets, para acomodar todos os convidados, bem como quartos de hóspedes e outras áreas de lazer (paisagismo, jardins e piscinas), deve estar na lista de prioridades”, sugere Sliviany.
Incorporar quadros, cadeiras ou espreguiçadeiras, balanços e até mesmo redes é uma das dicas das profissionais. “É uma oportunidade de trazer uma decoração mais solta, mais leve, para que a pessoa sinta que não está mais na casa dela, na rotina. O uso de quadros para decorar o espaço, ou decorar com fotos, já que é um ambiente bem família, também fica bacana”, diz Ana.
Foto: Pexels.com
Foto: Pexels.com

Multifuncionalidade

Fim de ano pode significar casa cheia. Para ampliar os lugares nos quartos e áreas comuns, sem perder espaço, uma dica é utilizar mobiliários com dupla função, como os sofás-camas, pufes que se tornam mesas de centro, camas com gaveteiros e painéis com portas invisíveis. “Eu adoro criar mobiliários inusitados e criativos, as possibilidades são muitas! Atualmente, a tecnologia e mão de obra especializada permitem isso”, complementa Sliviany.
“A questão de mobiliário ainda é o principal ponto em que dá pra ajustar com pouco tempo, tem muitas lojas que estão com promoção, então a pessoa pode investir em peças mais prontas, coisas mais tranquilas de levar”, indica Johns.

Plantas ao mar!

Foto: Pexels.com
Foto: Pexels.com
Praia combina com frescor, com aquela brisa leve que vem do mar. Sabe quem mais pode aproveitar este ventinho e o calor do sol? Suas plantinhas! Elas são essenciais para renovar um ambiente e dar vida a qualquer espaço.
Invista em exemplares em todos os cômodos, opte por vasos bem humorados e em cores harmoniosas com o restante do ambiente e pronto! “Invista em espécies de vegetação que dê pra deixar dentro de casa, que decoram e trazem um pouco de vida”, diz Ana. “Todos os tipos de arranjo, a suculenta, que agora está super em alta, vasos diferentes, tudo isso se adapta bem a climas quentes, é fácil de manter”.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!