Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Seis castelos que inspiraram contos de fadas e animações no cinema
| Foto: Isabel Acutenizon/Unsplash

Quem nunca se encantou com as torres, portais e detalhes arquitetônicos que fazem dos castelos elementos indispensáveis dos contos de fadas? E para a transposição deles para as telonas, foram muitos os castelos reais que serviram de inspiração para os lugares da ficção que abrigam a realeza e os finais de felizes para sempre.

O Booking, plataforma de hospedagens pelo mundo, elaborou uma lista com seis deles, que costumam atrair turistas cujos destinos costumam ter como base filmes e programas de TV - no Brasil, eles somam 54%, segundo pesquisa encomendada pela plataforma. Confira!

Siga a HAUS no Instagram

Castelo de Neuschwanstein, Baviera, Alemanha

| Bharat Patilon/Unsplash

O Castelo de Neuschwanstein é um edifício histórico do século 19 localizado nos Alpes Bávaros, e um dos castelos mais fotografados do mundo. Suas torres e espiráculos influenciaram o castelo do clássico desenho animado "A Bela Adormecida", de 1959, que conta a história de uma princesa condenada a dormir por cem anos após ter o dedo picado pelo fuso de uma roca encantada.

Monte Saint-Michel, Normandia, França

| Booking/Reprodução

Quem adora a animação "Enrolados" (2010), sobre a princesa Rapunzel, de longos e mágicos cabelos loiros e que sonha em fugir de sua torre isolada, vai reconhecer o imenso Monte de Saint-Michel, localizado na Normandia. Patrimônio Mundial da Unesco, ele é um dos pontos turísticos mais bonitos da França. A maré alta faz com que o lugar fique periodicamente isolado do continente, mas os mais aventureiros podem chegar até lá durante a maré baixa. Quando a maré sobe, o afloramento rochoso é cercado pela água e se transforma em uma ilha mística e muito fotogênica, especialmente durante o nascer do sol.

Alcázar de Segóvia, Espanha

| Isabel Acutenizon/Unsplash

Acredita-se que a robusta fortaleza de Alcázar de Segóvia seja a inspiração para o castelo da vilã do primeiro desenho animado em cores e com som do mundo. Lançado em 1937, "Branca de Neve e os Sete Anões" conta a história de uma bela e jovem princesa que foge das garras de sua madrasta maligna para viver em uma cabana na floresta junto com sete anões. A cerca de uma hora e meia ao norte de Madri, essa residência real é um dos locais históricos mais visitados da Espanha, graças à sua posição imponente, no topo de um afloramento rochoso.

Castelo de Eilean Donan, Escócia, Reino Unido

| George Hilton/Unsplash

Além de ser um dos lugares mais fotografados da Escócia, o Castelo de Eilean Donan foi usado como inspiração para o lar da heroína impetuosa Merida, da animação "Valente" (2012), determinada a escrever seu próprio destino. A paisagem acidentada que cerca esse majestoso castelo do século 13 vai transportar os viajantes para outra época.

Château de Chillon, Lago Léman, Suíça

| Andrea Caramello/Unsplash

O Château de Chillon está localizado em uma ilha perto da margem do Lago Léman. O edifício é a inspiração para o castelo do príncipe Eric, do desenho animado "A Pequena Sereia", de 1989. O filme conta a história, originalmente escrita por Hans Christian Andersen, da jovem sereia Ariel, disposta a trocar sua voz pela chance de se tornar humana e conquistar seu querido príncipe. Cercado por um fosso natural, o castelo é aberto ao público. Lá, é possível aprender sobre a longa história do castelo e apreciar a belíssima vista dos Alpes.

Cidade Poribida, Pequim, China

| DRZ/Unsplash

Construída em 1420 pelo terceiro imperador da dinastia Ming, a Cidade Proibida é um complexo palaciano no centro da Cidade Imperial de Pequim. O mesmo palácio imperial aparece na aventura musical animada "Mulan", de 1998, que conta a história de uma jovem chinesa que se disfarça de homem para ocupar o lugar de seu pai no exército. A Cidade Proibida, que já foi o palácio imperial de duas dinastias chinesas (Ming e Qing), é hoje um museu de arte histórica do país.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]