Arquitetura na telona

Arquitetura

Seis castelos que inspiraram contos de fadas e animações no cinema

HAUS
07/01/2022 15:15
Thumbnail
Quem nunca se encantou com as torres, portais e detalhes arquitetônicos que fazem dos castelos elementos indispensáveis dos contos de fadas? E para a transposição deles para as telonas, foram muitos os castelos reais que serviram de inspiração para os lugares da ficção que abrigam a realeza e os finais de felizes para sempre.
O Booking, plataforma de hospedagens pelo mundo, elaborou uma lista com seis deles, que costumam atrair turistas cujos destinos costumam ter como base filmes e programas de TV - no Brasil, eles somam 54%, segundo pesquisa encomendada pela plataforma. Confira!

Castelo de Neuschwanstein, Baviera, Alemanha

O Castelo de Neuschwanstein é um edifício histórico do século 19 localizado nos Alpes Bávaros, e um dos castelos mais fotografados do mundo. Suas torres e espiráculos influenciaram o castelo do clássico desenho animado "A Bela Adormecida", de 1959, que conta a história de uma princesa condenada a dormir por cem anos após ter o dedo picado pelo fuso de uma roca encantada.

Monte Saint-Michel, Normandia, França

Quem adora a animação "Enrolados" (2010), sobre a princesa Rapunzel, de longos e mágicos cabelos loiros e que sonha em fugir de sua torre isolada, vai reconhecer o imenso Monte de Saint-Michel, localizado na Normandia. Patrimônio Mundial da Unesco, ele é um dos pontos turísticos mais bonitos da França. A maré alta faz com que o lugar fique periodicamente isolado do continente, mas os mais aventureiros podem chegar até lá durante a maré baixa. Quando a maré sobe, o afloramento rochoso é cercado pela água e se transforma em uma ilha mística e muito fotogênica, especialmente durante o nascer do sol.

Alcázar de Segóvia, Espanha

Acredita-se que a robusta fortaleza de Alcázar de Segóvia seja a inspiração para o castelo da vilã do primeiro desenho animado em cores e com som do mundo. Lançado em 1937, "Branca de Neve e os Sete Anões" conta a história de uma bela e jovem princesa que foge das garras de sua madrasta maligna para viver em uma cabana na floresta junto com sete anões. A cerca de uma hora e meia ao norte de Madri, essa residência real é um dos locais históricos mais visitados da Espanha, graças à sua posição imponente, no topo de um afloramento rochoso.

Castelo de Eilean Donan, Escócia, Reino Unido

Além de ser um dos lugares mais fotografados da Escócia, o Castelo de Eilean Donan foi usado como inspiração para o lar da heroína impetuosa Merida, da animação "Valente" (2012), determinada a escrever seu próprio destino. A paisagem acidentada que cerca esse majestoso castelo do século 13 vai transportar os viajantes para outra época.

Château de Chillon, Lago Léman, Suíça

O Château de Chillon está localizado em uma ilha perto da margem do Lago Léman. O edifício é a inspiração para o castelo do príncipe Eric, do desenho animado "A Pequena Sereia", de 1989. O filme conta a história, originalmente escrita por Hans Christian Andersen, da jovem sereia Ariel, disposta a trocar sua voz pela chance de se tornar humana e conquistar seu querido príncipe. Cercado por um fosso natural, o castelo é aberto ao público. Lá, é possível aprender sobre a longa história do castelo e apreciar a belíssima vista dos Alpes.

Cidade Poribida, Pequim, China

Construída em 1420 pelo terceiro imperador da dinastia Ming, a Cidade Proibida é um complexo palaciano no centro da Cidade Imperial de Pequim. O mesmo palácio imperial aparece na aventura musical animada "Mulan", de 1998, que conta a história de uma jovem chinesa que se disfarça de homem para ocupar o lugar de seu pai no exército. A Cidade Proibida, que já foi o palácio imperial de duas dinastias chinesas (Ming e Qing), é hoje um museu de arte histórica do país.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!