Arquitetura

Série no Youtube ensina bê-á-bá da arquitetura brasileira

Luciane Belin*
28/01/2019 19:18
Thumbnail

Teatro do Centro Cultural Univates, em Lajeado (RS), é uma das obras que devem aparecer na série. Foto: Divulgação

Como nascem os projetos mais ousados e incríveis de arquitetura e como esta área se relaciona com outras complementares, como o design de interiores, o mobiliário e os materiais? De onde os profissionais extraem a inspiração para inventar e renovar as cidades e as edificações?

Responder a estas perguntas e revelar os bastidores do mundo da arquitetura é a proposta da série documental ARQ.DOC, que estreia na terça-feira (29).

Concebida e dirigida pelo conceptual video producer Augusto Custodio para o YouTube, a produção vai desvendar “os caminhos subjetivos do processo criativo, a beleza dos traços no papel e no percurso rumo à materialização e as sensações transmitidas pelo produto final”, conforme a descrição do próprio canal.

Veja o trailer:

Em cada um dos 11 episódios quinzenais, com 20 minutos cada, a ARQ.DOC vai viajar por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul mostrando entrevistas com arquitetos, que abrem a mente e o coração sobre seus principais projetos.

Além de obras e conceitos que atuam como verdadeiras assinaturas dos escritórios de arquitetura do país, a série também deve tratar de tendências construtivas em materiais e estilos, mostrando quais são priorizadas em determinadas regiões ou cidades locais.

Nomes como Gianfranco Vannucchi, Mario Biselli, Marcelo Barbosa e Camila Mirapalhete estão entre os que vão figurar na série, apresentando obras como o novo aeroporto de Vitória, o Complexo Habitacional Júlio Prestes e o Centro Cultural Univates, em Lajeado (RS).

*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!