Arquitetura

Os 7 melhores projetos brasileiros de arquitetura de 2019

Aléxia Saraiva
22/10/2019 20:04
Thumbnail

A Capela Sacromonte, premiada com menção honrosa, é assinada pelo escritório MAPA Arquitetos e fica nas Serras do Carapé, em Maldonado, Uruguai. Foto: Tati Kimelman/Divulgação

São sete os premiados como melhores projetos de arquitetura brasileiros escolhidos em 2019 pelo 6º Prêmio de Arquitetura Tomie Ohtake Azkonobel. A premiação tem como objetivo valorizar formas inovadoras de pensar e construir o espaço social, e avalia critérios como a relação urbana entre projeto e ambiente, o respeito ao terreno do projeto, a sustentabilidade e, claro, a criatividade.
Nesta edição, três projetos levaram o prêmio principal da categoria profissional. Além deles, há ainda quatro menções honrosas. Todos os inscritos tinham como requisitos serem projetos construídos e em uso, mesmo que em caráter experimental, e que tenham no máximo dez anos. Cada premiado ganha uma viagem para Paris.
Casa 239, em São Paulo (SP), dos vencedores Una Arquitetos. Foto: divulgação/Nelson Kon
Casa 239, em São Paulo (SP), dos vencedores Una Arquitetos. Foto: divulgação/Nelson Kon
Na categoria universitária, inédita na premiação, foi selecionado um vencedor. O estudante ganha uma oportunidade de estágio remunerado em um escritório renomado de arquitetura do país. Neste caso, os projetos — não construídos — deveriam seguir a temática “revitalização, requalificação, renovação”.
A exposição com os quinze projetos finalistas fica aberta no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, até o dia 1º de dezembro de 2019.
Confira abaixo os projetos vencedores!

A praia e o tempo – Gru.a Arquitetos

Instalação "A praia e o tempo", realizada pelo Grua em 2018 na Praia de Copacabana. Foto: Acervo pessoal/Tempo Festival
Instalação "A praia e o tempo", realizada pelo Grua em 2018 na Praia de Copacabana. Foto: Acervo pessoal/Tempo Festival
A instalação “A Praia e o Tempo” assinada pelo escritório carioca Gru.a Arquitetos foi realizada em 2018 em plena Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O espaço de 1.000 m² foi idealizado para receber performances da coreógrafa francesa Julie Desprairies durante o Festival Internacional de Artes Cênicas do Rio de Janeiro, funcionando como um palco aberto.
Foto: Elisa Mendes/divulgação
Foto: Elisa Mendes/divulgação
O projeto em si demarcou o território e movimentou a areia para criar uma nova paisagem: um quadrilátero com 31 metros de lado e 50 centímetros de altura, marcando a área das apresentações. Ao centro, está um buraco de 4 metros de profundidade.
“Essa obra parte de uma reflexão urbanística: o fato de a praia de Copacabana ter sido resultado de uma grande operação de aterro nos 1970. Essa faixa de areia tão extensa foi viabilizada por essa grande obra que alterou a geomorfologia da cidade, e que são frequentes no Rio de Janeiro”, afirmou o arquiteto Pedro Varella à HAUS em entrevista sobre o Prêmio Début da Trienal de Lisboa, do qual o escritório também foi finalista.

Beacon School – Andrade Morettin Arquitetos e GOAA (Gusmão Otero Arquitetos Associados)

Foto: divulgação/Nelson Kon
Foto: divulgação/Nelson Kon
O segundo vencedor da principal categoria do prêmio foi uma escola em São Paulo (SP) construída em 2018 com projeto realizado em parceria pelos escritórios Andrade Morettin Arquitetos e Gusmão Otero Arquitetos Associados. Sua principal característica vem do aproveitamento de galpões que integram o patrimônio industrial da cidade, transformados em um ambiente educacional para mil alunos.
O ponto central do projeto é uma praça com 100 metros de comprimento que articula todos os outros ambientes da escola — o que cria um diálogo entre elementos antigos e novos. Um de seus principais méritos é dar novos usos para a monumentalidade dos antigos galpões, criando um local propício pra receber crianças de diferentes faixas etárias ao valorizar seus espaços de encontro e circulação.

Casa 239 – Una Arquitetos

Casa 239, dos vencedores Una Arquitetos. Foto: divulgação/Nelson Kon
Casa 239, dos vencedores Una Arquitetos. Foto: divulgação/Nelson Kon
Projetada para uma família em São Paulo (SP), a Casa 239 tem como ponto central uma jabuticabeira de 50 anos de idade. Todos os outros cômodos são voltados para ela: varanda, sala de estar, jantar, cozinha, sala de estudos e quarto, formando dois braços em formato de “L”.
No terraço, uma piscina proporciona contato direto com a natureza. Madeira e concreto marcam o estilo do projeto, bem como a geometria das edificações que prioriza a entrada da luz natural.
A casa também foi premiada em 2018 pelo Mies Crown Hall Americas Prize.

Menção Honrosa: Capela em Sacromonte – MAPA Arquitetos

Foto: divulgação/Tati Kimelman
Foto: divulgação/Tati Kimelman
Com o mínimo de materiais possíveis para seu funcionamento, a Capela Sacromonte corta sutilmente a paisagem das vinhas nas Serras do Carapé, em Maldonado, Uruguai. Sua estrutura é formada por duas placas de madeira CLT (Cross Laminated Timber) pré-fabricadas em Portugal. Inclinadas, elas se apoiam mas não chegam a se tocar, deixando uma fresta de luz passar para o interior da edificação.
Segundo os arquitetos do escritório porto-alegrense, “a capela evoca uma relação direta com a natureza, fazendo das próprias manifestações climáticas um dado à meditação e à transcendência”.

Menção Honrosa Sustentabilidade: Casa das Birutas – Gera Brasil Consultoria e Arquitetura

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Localizada em Piracaia (SP), cidade a 90 km da capital do estado, a Casa das Birutas foi desenvolvida pelo escritório Gera Brasil Consultoria e Arquitetura para ser autossustentável. O projeto construído em 2019 gira em torno do respeito e da relação da casa com a natureza: o declive acentuado do terreno foi mantido; foram usados materiais construtivos naturais, como madeira cupiúba e telhado de bambu; parte da matéria-prima foi resgatada de um aterro; artesãos e profissionais locais integraram os trabalhos.
Além disso, a casa é equipada com diversas soluções que diminuem o impacto da construção no meio ambiente — banheiro seco, biodigestor, zona de raízes, captação de água pluvial, aquecimento solar e poço seco, placas fotovoltaicas, agrofloresta.

Menção Honrosa Cor: Sede Castanhas de Caju – Estúdio Flume

Foto: divulgação/Estúdio Flume
Foto: divulgação/Estúdio Flume
A nova sede para a cooperativa de mulheres produtoras de castanhas de caju na comunidade de Nova Vida, em Bom Jesus das Selvas (MA), foi construída em 2018 a partir de técnicas rápidas, simples e econômicas para manter um baixo custo de manutenção. Assinado pelo paulista Estúdio Flume, o projeto reaproveitou elementos da antiga residência da cooperativa e apostou na alvenaria com tijolos de cerâmica furados e portas pivotantes com venezianas para garantir a ventilação dos ambientes.
Foto: divulgação/Estúdio Flume
Foto: divulgação/Estúdio Flume
Para resolver a falta de saneamento básico na região, a obra incluiu um biodigestor de fossa séptica para o tratamento do esgoto e um círculo de bananeiras para filtragem de águas cinzas. A casa também foi equipada com marquise e banco de concreto para tornar o espaço público para toda a comunidade.

Categoria Universitários: Da ocupação se faz arquitetura – Francisco Lucas Costa Silva (UFC)

Imagem: Francisco Lucas Costa Silva
Imagem: Francisco Lucas Costa Silva
Nesta categoria, estudantes de arquitetura deveriam submeter projetos não construídos com o tema “Revitalização, Requalificação, Renovação”. Orientado por Solange Maria de Oliveira Schramm, o estudante da Universidade Federal do Ceará Francisco Lucas Costa Silva propôs um percurso a pé entre as principais edificações abandonadas de Fortaleza (CE).
Cinco edifícios seriam restaurados para receber o programa, criando um eixo entre dois importantes pontos da cidade, a Praça do Ferreira e o Passeio Público. O retrofit propiciaria novos e diferentes usos para os espaços, que aos poucos seriam reapropriados pela população.
Segundo o projeto, o Edifício Ventura abrigaria uma escola-oficina, a antiga sede do Banespa abrigaria uma praça vertical, o Edifício Jangada seria uma casa de estadias temporárias, o Palácio do Comércio receberia um salão-mirante e o Excelsior Hotel teria um pavilhão anexo destinado a ensaios e pequenos espetáculos.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!