Porto Belo

Arquitetura

Shopping a céu aberto apresenta novo conceito de compras em bairro projetado por Jaime Lerner

Sharon Abdalla
31/07/2020 17:52
Thumbnail

Imagem: Vokkan/Divulgação

Sem corredores e pavimentos, e com mais contato com a cidade. Essa é a proposta que fundamenta o projeto do shopping a céu aberto contemplado no projeto do bairro planejado VivaPark, em obras na cidade de Porto Belo (SC), que leva a assinatura do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA).
Integrado à totalidade dos mais de 500 mil m² do bairro, o Open Shopping VivaPark tem por objetivo promover uma nova experiência de consumo por meio de uma escala humana, com lojas abertas para as ruas e integradas às demais estruturas do bairro, em especial o parque, que soma mais de 70 mil m².
"O parque é o ponto de partida do bairro. Já o grande diferencial deste open mall é que ele não se trata apenas de um shopping. É um empreendimento que tem vida, trabalho e lazer acontecendo ao mesmo tempo. E ele foi pensado para funcionar não somente para o bairro, mas para toda a cidade", conta o arquiteto Felipe Guerra, coordenador do projeto do bairro juntamente com a arquiteta Débora Ciociola, do JLAA.
Assim, a proposta do mall se assemelha às que já são realidade em diversas partes do mundo, nas quais os modelos tradicionais de shopping, onde toda a experiência de consumo ocorre em um ambiente fechado, tem sido destinado aos grandes outlets, geralmente mais afastados da malha urbana.
Integração com parque público é destaque no projeto do open shopping. Imagem: Vokkan/Divulgação
Integração com parque público é destaque no projeto do open shopping. Imagem: Vokkan/Divulgação
"Nossa missão é resgatar a simplicidade de viver bem. Pensamos primeiro nas pessoas, nos usos, nos espaços coletivos e, por fim, nos prédios. Essa é uma tendência mundial. Nos EUA não se constroem mais shoppings do modelo tradicional. Precisamos ampliar horizontes e dialogar também com essa integração externa", aponta Jessica Volaco, sócia da Vokkan Urbanismo, empresa responsável pela implantação do bairro, e empresária à frente do projeto do open shopping.

Mix e projeto

O número e o mix de lojas ofertadas pelo open shopping não são divulgados pela Vokkan Urbanismo. O mesmo ocorre em relação aos detalhes arquitetônicos dos espaços comerciais, que deverão ter proposta contemporânea, com bastante uso de vidro para permitir a insolação e a permeabilidade visual, como pode-se deduzir das imagens preliminares de divulgação do projeto.
"O Open Shopping VivaPark terá como pilar a criação de destinos a céu aberto nas áreas de lazer, entretenimento, decoração, cultura e gastronomia", detalha Nara Schutz, coordenadora do projeto. "A experiência é o novo impulso de compra. As pessoas não querem mais estar entre paredes, elas precisam do novo, da integração com o meio urbano. E este já era nosso pressuposto antes mesmo da pandemia, o que, neste momento, apenas reforça todo o nosso projeto", acrescenta.
Mix de lojas será administrado pela Vokkan Urbanismo. Imagem: Vokkan/Divulgação
Mix de lojas será administrado pela Vokkan Urbanismo. Imagem: Vokkan/Divulgação
As lojas do open shopping não serão comercializadas e terão sua administração realizada pela Vokkan para que seja mantida a "essência do projeto", segundo Jessica.
"Queremos com esse bairro trazer para essa vida nova a sensação do que mais gostamos nas cidades pelo mundo: o andar pelas ruas e encontrar diversidade, e não só ver comércio ou moradia. Mas, sim, vê-los acontecendo juntos", resume Guerra.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!