Arquitetura

Arquitetos criam capa de chuva para prédios que protege pedestres do frio e da neve

Gazeta do Povo*
15/05/2019 13:25
Thumbnail
E se as calçadas, assim como ocorre com edifícios residenciais de diversos países do hemisfério norte, também fossem preparadas para proporcionar conforto aos pedestres em condições climáticas extremas?
Para responder a esta questão, a Sidewalk Labs, organização de inovação urbana da Alphabet Inc., está testando uma ‘capa de chuva’ para prédios que protege muito mais do que as estruturas das edificações. Feita de etileno tetrafluoroetileno (ETFE), uma fina camada de plástico, a instalação funciona como uma espécie de toldo com o objetivo de proporcionar conforto também aos pedestres, protegendo-os do vento neve e da chuva. A estimativa é a de que ela seria capaz de dobrar o tempo que as pessoas passam confortavelmente do lado de fora dos edifícios.
Fotos: David Pike/reprodução
Fotos: David Pike/reprodução
O projeto foi desenvolvido pelos arquitetos do Partisans em parceria com a empresa de engenharia ambiental canadense RWDI. A italiana Maffeis Engineering foi a responsável pelos projetos estruturais da ‘capa de chuva’, que terá seu desempeno testado durante o próximo ano.
A capa de chuva é uma das inovações que a Sidewalk Lab tem apresentado para tornar os espaços externos mais confortáveis às pessoas. O sistema de pavimentação chamado “Dynamic Street”, formado por placas hexagonais e modulares que podem atender diferentes projetos e configurações de uso, apresentado em 2018, é outro deles.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!