Arquitetura

Spa de Curitiba é eleito o melhor da América do Sul e está entre os 100 melhores do mundo

Luan Galani
10/07/2019 18:00
Thumbnail

Fotos: Fran Parente/Divulgação

Fica ali no Juvevê, bem debaixo das nossas barbas em Curitiba, um dos melhores spas do mundo. Quem crava a informação sobre o Gaya Bem-Estar é o World Luxury Spa Awards, que reconhece internacionalmente os melhores espaços de relaxamento pelo globo, sempre de olho na decoração e qualidade dos serviços oferecidos.
Neste ano o spa com DNA curitibano foi indicado ao prêmio e reconhecido como o mais luxuoso da América do Sul e figura na lista dos 100 melhores do mundo. O título de spa mais luxuoso do mundo ficou com o Bio-Spa Victoria Gran Lujo, na Espanha. O anúncio aconteceu no último sábado (6).
O projeto, que recuperou uma casa antiga, é do arquiteto e designer paulista radicado em Curitiba Leandro Garcia, que conseguiu criar um refúgio urbano com cara de casa de campo.
O spa oferece espaços de yoga e de relaxamento há mais de 15 anos, e o ponto de partida do novo projeto de Garcia foi a manutenção de alguns elementos e a potencialização de outros, para reforçar a linguagem e a identidade do Gaya. Por isso foi escolhido o casarão de 1960, com quase 400 m² e rico em referências construtivas da época.
“O projeto foi centrado no usuário enquanto protagonista que percorre os diferentes espaços, deparando-se com um trajeto repleto de experiências espaciais e sensoriais“, explica o arquiteto.
O acesso se dá por um caminho de pedras através de um jardim tropical denso. Na parte interna, um hall completamente revestido de madeira natural marcado por um pequeno facho de luz destaca a logomarca e dirige o usuário à recepção. Nesse espaço, bem iluminado, a cor branca prevalece, exceto pelo colorido dos produtos dispostos nas prateleiras da loja e pelo piso de madeira original da época – que cobre praticamente todo o piso da edificação e foi completamente restaurado.
O próximo ambiente – inspirado pelos aconchegantes lobbies de hotéis, propícios a encontros e à introspecção – consiste numa área de estar, que conta com iluminação toda indireta e peças de mobiliário e tapeçarias garimpados em lojas e feiras de antiguidades.
Do lado externo, como opção ao estar nos dias mais quentes, encontra-se um deque de madeira, que funciona também como extensão de uma das duas salas existentes para a prática de yoga. Em contrapartida ao estar, o vestiário faz o papel de lounge, com elementos mais lúdicos, que incentivam mais a interação social.
A área do spa conta com cinco salas de massagem, todas iluminadas indiretamente e repletas de cortinas de linho. As salas diferenciam-se espacialmente umas das outras de acordo com as particularidades dos diferentes tipos de tratamentos. A área de espera do spa, que conta com um sofá de quase 5 metros de comprimento, desenhado sob medida pelo arquiteto, é mais uma opção para que o usuário prolongue sua estada e experiência de bem-estar nesse oásis urbano.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!