Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Vila de casas em 3D.
Casas construídas pela Icon atendem sem-teto nos EUA.| Foto: Icon/Divulgação

Uma residência simpática de 37 m², com uma divisão de espaços inteligente, decoração minimalista e que privilegia uma boa ventilação e iluminação vem integrando outros lares na Community Firts! Village, um bairro em Austin planejado para abrigar pessoas sem-teto. As casas emergenciais são um projeto da Icon, startup estadunidense de robótica para construção residencial, que usa ainda uma impressora 3D no processo.

Siga a HAUS no Instagram

Em geral, o modelo inclui quarto, banheiro, cozinha, sala e varanda e é impresso em menos de 48 horas pela empresa, que realiza o projeto em parceria com a Mobile Loaves & Fishes, organização sem fins lucrativos da capital do Texas que atende populações vulneráveis.

Fotos: Icon/Divulgação.
Fotos: Icon/Divulgação.

A intenção é que cerca de 500 pessoas sejam atendidas pelas casas no bairro, que conta ainda com outros projetos de apoio e vagas de trabalho dentro da própria comunidade.

A construção

A tecnologia da Icon permite construir as casas de maneira rápida (em cerca de 48 horas um modelo fica pronto), com pouco desperdício de material e menos envolvimento de mão de obra. Na construção com a robótica, há o manuseio automatizado de materiais por meio de um software, além de uso de um concreto chamado Lavacrete, resistente e com sistema antimofo.

Depois do material preparado, entra em cena a impressora Vulcan II, desenvolvida pela empresa, com controles intuitivos, monitoramento e suporte remotos, além de iluminação LED integrada (para impressão noturna ou em condições de pouca luz).

O sistema conta ainda com um conjunto de software personalizado, que garante que a configuração, as operações e a manutenção sejam as mais simples e diretas possíveis. Dependendo do projeto, é possível adaptar para que a casa seja resistente a acidentes como incêndios, enchentes e outros desastres climáticos.

Além das casas em Austin, a startup já inaugurou uma vila de residências impressas em 3D para uma comunidade vulnerável no México, e está vendendo também casas de alto padrão no Texas usando a mesma tecnologia.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]