Arquitetura

Reforma expõe as marcas do tempo em apartamento dos anos 1950

Gazeta do Povo
16/10/2019 20:49
Thumbnail

Foto: Maíra Acayaba/Divulgação

Um apartamento da década de 1950, um estúdio criativo e multidisciplinar e clientes dispostos não a atualizar ou disfarçar, mas sim a exaltar as marcas do tempo que o lar carrega. A união destes três fatores resulta no projeto do apartamento RF, assinado pelo SuperLimão Studio, que traz a iluminação natural e a amplitude dos ambientes entre seus destaques.
Foto: Maíra Acayaba/Divulgação
Foto: Maíra Acayaba/Divulgação
Com 160 m², o apartamento está localizado no clássico edifício Saint Honoré, assinado pelo arquiteto Artacho Jurado, na Avenida Paulista. Com quase 70 anos, o imóvel teve parte de sua planta alterada, uma vez que a configuração original não serve mais aos modos de vida contemporâneos. Assim, a antiga passagem de serviço entre a cozinha e a entrada social foi removida, ampliando a sala, unificando cozinha e cômodo de serviço e integrando todos os ambientes na área social. O banheiro de serviço, por sua vez, deu lugar ao lavabo, enquanto a despensa foi transformada no banheiro de uma das crianças.
Foto: Maíra Acayaba/Divulgação
Foto: Maíra Acayaba/Divulgação
Mais do que a vista para o badalado endereço, os grandes janelões da área de estar e jantar emolduram o mobiliário de design assinado, que traz peças como as cadeiras Lucio, de Sérgio Rodrigues, e Panton, de Verner Panton (customizada pelo artista visual João Paulo Cobra, o Nove). O tom contemporâneo desta e de outras peças, assim como a tubulação elétrica aparente, quase industrial, contrasta com as molduras em gesso do teto e das janelas e com o piso original em taco, preservados para datar a idade do imóvel.
Foto: Maíra Acayaba/Divulgação
Foto: Maíra Acayaba/Divulgação
Outra solução adotada para destacar a história do apartamento está nas paredes, que foram lixadas até a estrutura na sala e tiveram o revestimento descascado no quarto e no escritório, deixando os tijolos aparentes. A paleta de cores também dialoga com a época da construção e com o projeto de Jurado. Nela, o destaque fica por conta do rosa queimado do teto e os tons de azul da cozinha – com piso em granilite e bancadas de concreto pigmentado.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!