Arquitetura

Cidade simétrica: a beleza arquitetônica “escondida” nos centros urbanos

Stephanie D'Ornelas*
20/10/2017 09:30
Thumbnail

Fotos: Reprodução/Instagram/@symmetricalmonsters

Se você é uma pessoa perfeccionista, certamente irá se deleitar com as fotos do Symmetrical Monsters (Monstros Simétricos, em tradução livre). Essa conta do Instagram une fotos de arquitetura ao redor do mundo nas quais o destaque é a simetria entre os dois lados da imagem.
A geometria das fotografias é extremamente equilibrada. Prédios, torres, pontes, paredes de vidro e escadas são alguns dos cenários preferidos dos fotógrafos colaboradores. Cenários reflexivos são outra escolha comum para a criação de composições impecáveis.

Arquitetura

A simetria sempre foi um conceito importante na arquitetura, desde as clássicas construções gregas que eram projetadas para transmitir a harmonia perfeita em cada detalhe. Mesmo com a ruptura da busca pelo perfeccionismo no movimento moderno, o equilíbrio das formas continuou sendo um fator crucial na elaboração de projetos.
Atualmente, a @symmetricalmonsters tem mais de 229 mil seguidores de todo o planeta. A conta foi criada pelo usuário @traperture, fotógrafo aficionado por simetria.
A galeria é colaborativa e as melhores imagens simétricas postadas com a hashtag #SymmetricalMonsters são escolhidas. Difícil é selecioná-las entre tantas imagens impressionantes.
Veja mais fotos do Symmetrical Monsters e nos conte qual é sua foto preferida?
* Especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!