Arquitetura

Uma bola de 660 toneladas mantém o 3º prédio mais alto do mundo em pé; conheça

Aléxia Saraiva
05/08/2018 21:00
Thumbnail

Foto: reprodução/peellden

Como um arranha-céu de 508 metros pode resistir a terremotos de até 7 graus na escala Richter e ventos de até 450 km/h? O Taipei 101 é o terceiro prédio mais alto do mundo e fica na capital de Taiwan, Taipé. Seus 101 andares fizeram dele a mais alta edificação do mundo de 2004 a 2010, até ser superado pelo Burj Khalifa (828m), nos Emirados Árabes Unidos. No entanto, ao contrário deste, o Taipei 101 fica em um país localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, ponto de encontro de placas tectônicas e área de intensa atividade sísmica e vulcânica.
Foto: Flickr/Jim Epler
Foto: Flickr/Jim Epler
Por isso, o prédio projetado pelo arquiteto taiwanês C. Y. Lee e construído pela KTRT Joint Venture teve de inaugurar estruturas pioneiras em segurança e estabilidade. Seu principal mecanismo é um amortecedor de massa, o maior já construído, com 660 toneladas e diâmetro de 5,5m. Como um pêndulo, ele fica suspenso entre o 87º e o 92º andar do prédio e reduz o balanço na torre causado por ventos fortes por cabos de aço que minimizam e dissipam a energia do movimento.
Outra curiosidade é que, ao contrário das estruturas de outros prédios, o amortecedor é exposto para os visitantes. O prédio tem um mirante no 89º andar, de onde se pode ver a estrutura em funcionamento, o que acaba sendo outro grande atrativo do edifício. A entrada para o observatório custa 600 novos dólares taiwaneses, o equivalente a R$ 72.
Foto: divulgação/Taipei 101
Foto: divulgação/Taipei 101
O também chamado TMD (tuned mass damper, ou amortecedor de massa sintonizada) também é famoso por ter batido o recorde de maior amplitude de deslocamento de um prédio. Em 8 de agosto de 2015, ele se moveu um metro para além do seu centro. Isso aconteceu durante as tempestades causadas pelo Ciclone Soudelor, com ventos que chegaram a 280 km/h.
Foto: Fábio Jordan
Foto: Fábio Jordan
E a tecnologia do Taipei 101 ainda vai além. O prédio conta com um dos cinco sistemas de elevadores mais rápidos do mundo. São duas cabines ultrarrápidas que atingem a velocidade de 60,6km/h. A atual detentora do recorde, Shanghai Tower, chega a 73,8km/h.
Vista noturna do observatório do 89º andar. Foto: Fábio Jordan
Vista noturna do observatório do 89º andar. Foto: Fábio Jordan
Confira abaixo o observatório do Taipei 101:

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!