Arquitetura

Taiwan constrói igreja em forma de sapato de cristal

Gazeta do Povo
25/01/2016 10:00
Thumbnail

Igreja nada convencional tem 16 metros de altura. Crédito: BBC Brasil

Uma igreja em forma de sapato de cristal gigante, de 16 metros de altura, feita em vidro. Essa é a aposta do governo de Taiwan para atrair a visitação do público feminino ao lugar.
Localizada na província litorânea de Chiayi, a construção tem 320 painéis de vidro azul e mais de dez metros de largura, além de um palco aberto azul, com refletores. O custo aproximado foi de R$2,7 milhões (ou 23 milhões de novos dólares taiwaneses).
A inauguração está prevista para o dia 8 de fevereiro, a tempo do Ano Novo Chinês.
Turismo
Segundo a BBC, a idealização do projeto veio do órgão local responsável pelo turismo. Em entrevista à emissora inglesa o gerente do órgão afirma que a igreja foi pensada para ser usada apenas como local para sessões de foto de casamento e para a realização das cerimônias matrimoniais. “Nosso plano é fazer um local feliz e romântico. Toda menina imagina como será quando se vestir de noiva”, afirmou Pan Tsuei-ping.
Mas engana-se quem acha que a inspiração para o design da igreja foi a história da Cinderela. A musa inspiradora foi, na verdade, uma jovem local. O que se conta é que na década de 1960, Wang era uma moça pobre de 24 anos que adoeceu e teve as duas pernas amputadas. Com isso, seu casamento foi cancelado e ela teria passado o resto da vida morando em uma igreja.
Polêmica
Nas redes sociais asiáticas, as reações não foram unânimes. Alguns usuários interpretaram a iniciativa como desrespeitosa às mulheres e fizeram críticas à objetificação feminina. A construção sofreu ainda reações quanto a sua estética.
Por outro lado, algumas usuárias defenderam a construção de igreja, elogiando o governo pela preocupação em criar uma igreja com foco nos interesses femininos.
Abertura ao público está prevista para o dia 8 de fevereiro.
Abertura ao público está prevista para o dia 8 de fevereiro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!