Arquitetura

Tate Modern inaugura novo prédio com formato de pirâmide retorcida

HAUS
30/06/2016 18:09
Thumbnail

Fotos: Hayes Davidson and Herzog & de Meuron/Reprodução

Aberta há 16 anos, a Tate Modern Gallery se tornou referência mundial em arte contemporânea e moderna. E agora pretende consolidar essa posição.
O museu inaugurou recentemente um novo anexo, chamado The Switch House, que foca na ampliação de seu acervo de obras internacionais: são dez andares construídos ao lado do prédio original da galeria, ambos acima dos espaços subterrâneos do museu, chamados The Tanks, onde antes funcionou uma usina elétrica desde a década de 1950.
Fotos: Hayes Davidson and Herzog & de Meuron/ Reprodução
Fotos: Hayes Davidson and Herzog & de Meuron/ Reprodução
Os três primeiros andares são dedicados exclusivamente a performances e instalações artísticas, enquanto os outros sete são espaços para cursos, restaurante e um terraço, onde se tem uma vista panorâmica de Londres, com destaque para o Rio Tâmisa e a Catedral de St. Paul. A ampliação da galeria afeta diretamente a capacidade de visitantes, que passa de 2 milhões ao ano para 5 milhões.
A construção, avaliada em 260 milhões de libras (aproximadamente R$ 1,2 bilhão), é criação da dupla Herzog & de Meuron, também responsável pelo prédio que já abrigava o museu.
O escritório manteve o estilo industrial da galeria e adicionou um contorno moderno, resultando em um prédio com formato piramidal retorcido. Um dos grandes destaques do projeto é o uso de tijolos perfurados na fachada, que à noite exibem de forma única as luzes no interior da galeria.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!