Arquitetura

Teatro Guaíra vai ganhar um café-bar próprio de quase 500 m²

Luan Galani
16/10/2019 13:25
Thumbnail

Meister foi um grande especialista em projetar auditórios. Sua obra-prima foi o Teatro Guaíra, cuja linguagem arquitetônica e qualidade acústica é admirada até hoje. Foto: Arquivo/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Até o primeiro semestre de 2021 o Teatro Guaíra terá um café para chamar de seu. A confirmação vem da diretora-presidente do teatro, Mônica Rischbieter, que revela que a intenção da Secretaria da Infraestrutura do governo do Paraná é de que até março de 2020 saia a licitação que busca a melhor proposta para o local.
O café-bar será instalado onde hoje é a Sala de Exposições do Centro Cultural Teatro Guaíra, no pavimento térreo, ao lado da bilheteria, com quase 500 m². Além de pensar na melhor proposta de funcionamento do café, quem assumir o empreendimento também deverá apresentar um projeto arquitetônico para o estabelecimento.
Fachada do Teatro Guaira com o painel de Poty Lazzarotto
Fachada do Teatro Guaira com o painel de Poty Lazzarotto
“Desde a década de 1990, Curitiba ganhou muitos outros espaços de exposição. Então, na nossa opinião, a melhor maneira de revalorizar esse espaço é com um café que possa abrir para almoços, e antes e depois dos espetáculos”, explica Mônica, que desde 2011 tenta articular o nascimento do café no Teatro Guaíra. “É um ganho para a cidade, para um lugar tão legal de Curitiba.”
Mas desde os anos 1990 já havia o desejo de um café no teatro, como lembra o arquiteto Fábio Domingos Batista, que escreveu o livro “Rubens Meister: Projeto e Obra”, junto com Paulo Chiesa, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e a historiadora Deborah Agulham Carvalho.
“Em janeiro de 1997, como informa reportagem da Gazeta do Povo, o engenheiro Rubens Meister [1922-2009], autor do Teatro Guaíra [1951], entregou à direção da instituição o projeto de um café concerto com capacidade para 178 pessoas sentadas”, relata. “Seria muito interessante se esse projeto fosse executado, para dialogar com o resto da obra do Meister.”
Logo depois o escritório de arquitetura de Jaime Lerner também entregou uma proposta de projeto para o café do teatro. “Nossa intenção era utilizar como parte da ambientação os cenários e figurinos que não eram mais utilizados pelo teatro, e combinar isso com fotografias dos espetáculos e óperas em que esses elementos haviam sido usados”, diz a arquiteta Valéria Bechara, sócia do Jaime Lerner Arquitetos Associados e uma das autoras do projeto ao lado dos arquitetos Dóris Teixeira e Fernando Popp.
De acordo com a diretora-presidente do Teatro Guaíra, os projetos em questão são de outro tempo e seriam muito caros de serem implementados hoje. “O do Meister, por exemplo, era um piano bar suntuoso, com conjuntos de cadeiras específicas”, pontua Mônica. “Quem ganhar o edital também terá que apresentar um projeto de ambientação do café”, lembra.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!