Arquitetura

Telhado verde é solução sustentável para as cidades

Gazeta do Povo
28/12/2015 10:00
Thumbnail

Telhado ecoeficiente do Escritório Verde da UTFPR. Foto: Camila Higachi / Divulgação.

Transformar o visual de um edifício ou casa e ainda ajudar a deixar a cidade com uma paisagem um pouco mais verde é o que promete a tecnologia dos telhados verdes. Instalados em coberturas de residências, escritórios e qualquer outro tipo de construção, eles permitem a  implantação de solo e vegetação em uma camada impermeabilizada.
Com a camada de vegetação na cobertura, um prédio ou uma casa com telhado ecoeficiente reduz a troca energética entre o interior e o exterior, trazendo mais conforto térmico para as construções. Além disso, há a melhoria na qualidade do ar, aumento da eficiência energética dos equipamentos internos, como ar condicionado e aumento da vida útil da cobertura.
Telhados verdes são alternativa para construções sustentáveis.<br>Foto: Green Roofs
Telhados verdes são alternativa para construções sustentáveis.<br>Foto: Green Roofs
O escritório Juliana Lahóz Arquitetura está em fase de desenvolvimento de um projeto com cobertura verde para um apartamento em Caiobá, no litoral do Paraná. Trata-se da área privativa de um dos apartamentos de um edifício  e a intenção é tornar o visual mais agradável para os moradores dos pisos superiores. “Pensando no conforto do morador, levamos em conta que o sistema trará um melhor desempenho térmico e acústico para o espaço coberto”, explica a arquiteta.
De acordo com ela, é possível adaptar qualquer construção para uma cobertura verde. Mas é indispensável consultar um profissional capacitado para obter o resultado técnico esperado. Alguns cuidados são essenciais para quem procura esse tipo de solução, pois é preciso ter cuidado com a impermeabilização e especificação perfeita de todos os itens que compõem o sistema. “Pode-se utilizar qualquer tipo de vegetação, desde que seja de acordo com a estrutura implantada e as condições climáticas locais. Deve ser levado em conta, também, como se dará a manutenção desta vegetação e é aconselhável utilizar espécies nativas”, comenta.
Os telhados ou coberturas verdes também tem efeito no entorno e na cidade, com a possibilidade de reduzir as ilhas de calor (fenômeno em que formam-se bolhas de calor em algumas áreas urbanas), filtrar poluentes e metais pesados da água da chuva. Além disso, agregam valor ao imóvel, tornando-se uma boa solução ecoeficiente para os centros urbanos.
Apesar de o tema ser tratado com mais frequência nos últimos anos, por conta de haver uma preocupação maior com construções eficientes, não se trata de uma técnica recente, a prática é usada há anos. A partir dos anos 1930, por exemplo, foram muito utilizados na arquitetura moderna. O terraço jardim era um dos 5 pontos fundamentais da nova arquitetura, segundo Le Corbusier. No Brasil, o mais importante exemplo dessa construção é o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de janeiro.
Terraço Jardim do Palácio Gustavo Capanema, projetado por Burle Marx.<br>Imagem: Sustentarqui.com.br
Terraço Jardim do Palácio Gustavo Capanema, projetado por Burle Marx.<br>Imagem: Sustentarqui.com.br
Em Curitiba, recentemente a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, implantou um telhado sustentável no Escritório Verde, uma construção laboratório para demonstração da ecoefiência dos produtos e das tecnologias empregadas em sua construção, por meio de visitas previamente agendadas e com acompanhamento técnico.
Telhado ecoeficiente do Escritório Verde da UTFPR.<br>Foto: Camila Higachi / Divulgação.
Telhado ecoeficiente do Escritório Verde da UTFPR.<br>Foto: Camila Higachi / Divulgação.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!