Arquitetura

Prédio recém-inaugurado parece sair do chão com mistura psicodélica de arte e arquitetura

HAUS
01/10/2018 20:08
Thumbnail

Foto: Ossip Van Duivenbode/MVRDV/Reprodução

Um prédio que parece saído de um desenho animado e cuja implantação distorcida transmite a ideia de movimento e leveza para a estrutura. Assim pode ser descrito o The Imprint, novo centro cultural recém-inaugurado em Seul, na Coreia do Sul.
Assinado pelo renomado escritório holandês MVRDV, reconhecido pela originalidade dos seus trabalhos, o empreendimento é composto por dois edifícios que abrigam uma discoteca e um parque temático coberto, e que têm na fachada seus destaques.
Fotos: Ossip Van Duivenbode/Reprodução/ArchDaily
Fotos: Ossip Van Duivenbode/Reprodução/ArchDaily
O principal deles refere-se aos acessos ao interior dos edifícios, feitos a partir de ‘dobras’ nas fachadas, como se elas fossem cortinas levantadas com as mãos. A partir delas, revelam-se entradas espelhadas e pisos tecnológicos que aguçam a curiosidade dos visitantes em saber o que acontece do lado de dentro.
Não bastasse o ineditismo da forma, os dois edifícios ainda não contam com nenhuma janela e reproduzem em suas paredes externas as fachadas dos prédios vizinhos, impressas em baixo relevo. “Ao transportar, por assim dizer, as fachadas dos edifícios circundantes para os nossos próprios volumes arquitetônicos e também para a praça central, conectamos o The Imprint com o seu entorno”, diz Winy Maas, diretor e co-fundador do MVRDV.
Para que isso fosse possível, a maioria dos 3.869 painéis de concreto (reforçado com fibra de vidro) foi produzido individualmente seguindo dados paramétricos dos arquivos de modelagem 3D desenvolvidos pelo escritório. Uma ‘mancha’ dourada que cobre parte da fachada de um dos edifícios completa o projeto.
O The Imprint integra o complexo Paradise City, que conta com seis estruturas independentes de entretenimento, além de um hotel, a menos de 1 km de distância do Aeroporto Internacional Incheon, o maior do país.

Veja mais fotos do The Imprint:

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!