Arquitetura

Tijolos de vidro são atração de nova loja da Chanel; veja o vídeo

Luan Galani
23/05/2016 13:37
Thumbnail

Tijolos de vidro foram a saída encontrada pelo escritório holandês MVRDV para permitir alterações na fachada do prédio sem mexer no valor histórico da construção. Fotos: MVRDV/Daria Scagliola e Stijn Brakkee/Divulgação

A nova loja da Chanel em Amsterdã está dando o que falar. Localizada na rua PC Hooftstraat, um dos endereços comerciais mais disputados da capital holandesa, a loja teve toda sua fachada revestida com tijolos de vidro.
A saída escolhida pelo sempre inventivo escritório holandês MVRDV exigiu uma tecnologia especial, o que dificultou bastante o projeto, mas inaugurou uma nova maneira de mexer nas fachadas das construções sem comprometer suas estruturas originais e seu valor histórico.
LEIA MAIS
A escolha da fachada de tijolos transparentes à vista também faz referência direta à arquitetura dos antigos edifícios residenciais que ocupavam a mesma rua. “Criamos uma loja notável, respeitando os arredores e trazendo uma inovação poética na construção com vidro. Isso permite que marcas globais combinem transparência e modernidade com herança. É algo que pode ser aplicado em centros históricos”, garante o arquiteto Winy Maas, co-fundador da MVRDV.
Devido à sensibilidade do vidro, que exige uma precisão matemática em sua instalação, foi necessário desenvolver pesquisas para descobrir maneiras de como unir os tijolos. Os estudos foram conduzidos na Universidade de Tecnologia de Delft e os arquitetos descobriram que a melhor opção para cimentar os tijolos sem argamassa é com uma fita colante transparente.
Veja o vídeo!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!