Arquitetura

Times Square instala bancos com design antiterrorista

HAUS
29/05/2019 19:30
Thumbnail

Os bancos são feitos com impressão 3D e têm design de Joe Doucet. Foto: Reprodução/Joe Doucet

Novos bancos de concreto passaram a integrar a paisagem da Times Square, o coração de Nova York. Mas, além de mobiliário urbano, eles possuem uma segunda função: proteger os pedestres de atentados terroristas com atropelamentos. Com autoria do designer nova-iorquino Joe Doucet, os bancos “Rely” foram inaugurados durante o festival NYCxDesign, que aconteceu nos dias 10 a 22 de maio.
Os bancos são formados por unidades de concreto impressas em 3D, pesando cada uma mais de uma tonelada. Elas são conectadas entre si por hastes de aço, que permitem uma mobilidade do banco. Assim, caso um veículo tente passar pela área de pedestres, os bancos vão absorver o impacto e criar uma barreira.

Veja como funciona:

Doucet se baseou na ideia de um design que não conflitasse com o ambiente, se tornando parte da paisagem e, ao mesmo tempo, um espaço de relaxamento — o que aconteceu naturalmente desde o início da instalação do mobiliário, com a apropriação do espaço por turistas e moradores. O próprio nome do banco remete à proposta: traduzido do inglês, ‘rely’ significa ‘confie’.
Foto: reprodução/Dezeen
Foto: reprodução/Dezeen
Segundo Doucet, “as tradicionais barreiras de concreto destinadas a fornecer segurança tendem a ser brutalistas, intrusivas e funcionam como um lembrete feio de que não estamos seguros em um grande número de pessoas”, afirma ele no descritivo do projeto. Segundo ele, o Rely adota uma “abordagem humanista”, que faz com que os bancos não se tornem lembretes de violência.
Foto: reprodução/Dezeen
Foto: reprodução/Dezeen
A esquina da Broadway com a 45th Street foi escolhida como primeira instalação por ser justamente o cruzamento mais movimentado da cidade. A instalação aconteceu em parceria com a Times Square Alliance. Os bancos foram ‘impressos’ pela UrbaStyle, empresa de mobiliário urbano de concreto.

LEIA MAIS:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!