Arquitetura

Tinta térmica criada pela Nasa pode substituir ar condicionado

HAUS
28/06/2016 18:13
Thumbnail

Microesferas ocas de vidro são o "pulo do gato" da tinta térmica produzida pela WC Isolamento Térmico. Fotos: WC Isolamento Térmico/Divulgação

Já ouviu falar de tinta térmica? A nova tinta à base de água e microesferas ocas de vidro é capaz de reduzir naturalmente a temperatura das construções e, assim, economizar energia elétrica que seria empregada para refrigeração dos espaços.
Os créditos são todos da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), que desenvolveu a tinta para ser aplicada em aeronaves e tubulações, a fim de diminuir o calor dentro das estruturas.
Porém, a tecnologia chegou às lojas de construção dos Estados Unidos e se popularizou. Hoje no mercado internacional a tinta térmica já é a mais barata das soluções construtivas de isolamento térmico.
No Brasil, a tinta é comercializada pela WC Isolamento Térmico, de São Bernardo do Campo.
De acordo com a empresa, o produto custa metade do preço das espumas de poliuretano, que ainda são amplamente usadas, e tem efeito térmico garantido de cinco anos.
O material pode ser aplicado em qualquer superfície, mas tem seu efeito potencializado quando utilizado em telhados, que são a parte da construção que recebe a maior incidência dos raios solares.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!