Arquitetura

Tonino Lamborghini lança residencial de luxo em Balneário Camboriú

Sharon Abdalla*
16/02/2020 21:44
Thumbnail

Imagem: Divulgação

Quando se pensa que Balneário Camboriú já chegou ao topo do luxo e da imponência de seus empreendimentos imobiliários, a cidade, conhecida como a Dubai brasileira, mostra que ainda tem muito a oferecer. Neste sábado (15), a Embraed (incorporadora de alto padrão) lançou oficialmente seu mais novo empreendimento em parceria com a Tonino Lamborghini, tradicional marca de design italiano do herdeiro homônimo da dinastia Lamborghini – que fez história nos setores mecânico e automotivo de luxo e de design e lifestyle.
O Tonino Lamborghini Residences Balneário Camboriú será construído nas esquinas das ruas 4600 e 4502, próximo à Marina Tedesco, e promete se tornar um novo marco no skyline da praia que concentra grande parte dos edifícios mais altos do país, seja pela altura – a torre terá 170 m – ou pelo design de sua fachada.
“Gostaríamos de ter nossos empreendimentos sempre em destaque, entre as estrelas. Não chegaremos à lua, mas gostaríamos de ser vistos de longe. Porém, o mais importante é o design, porque eu produzo design, e se conseguimos unir o belo à visibilidade, melhor. Não podemos esquecer que o design, a beleza, é cultura. Para compreender a beleza, é necessário ser preparado culturalmente, pois uma linha, um design, um detalhe traz consigo todo um mundo histórico, ainda que seja interpretado de maneira ultramoderna”, aponta em entrevista exclusiva a HAUS Tonino Lamborghini, presidente da marca, ao descrever as característica do primeiro empreendimento da Tonino Lamborghini em solo brasileiro.
Edifício será novo marco no skyline de Balneário Camboriú. Imagem: Divulgação
Edifício será novo marco no skyline de Balneário Camboriú. Imagem: Divulgação
Assim, a fachada do edifício, assinada pelo escritório curitibano Baggio Schiavon Arquitetura, traz linhas contemporâneas, com desenho aerodinâmico e projeto luminotécnico que remete ao movimento e faz referências sutis ao setor automotivo (como o gradeado da fachada), que criou as bases do sucesso e da aura de luxo que envolve o nome da família Lamborghini.
“Partimos de um conceito supercontemporâneo, com linhas muito fluidas, orgânicas. Fomos brincando com as formas arredondadas, interligando o embasamento com a torre [do edifício] e criando abas horizontais que vão sendo repetidas, mas com dinâmica de movimentação, para que não haja monotonia”, detalha o arquiteto Flávio Schiavon.
Linhas curvas, mobiliário e acabamentos assinados pela Tonino Lamborghini são destaque no projeto de interiores. Imagem: Divulgação
Linhas curvas, mobiliário e acabamentos assinados pela Tonino Lamborghini são destaque no projeto de interiores. Imagem: Divulgação
O projeto de interiores segue o mesmo conceito, com assinatura de Vanessa Larré Arquitetura e Interiores. Nele, o destaque fica por conta dos acabamentos (revestimentos e metais) e mobiliários dos espaços comuns e de lazer produzidos na Itália com a marca Tonino Lamborghini.
“O conceito de movimento, com linhas arquitetônicas suaves e atemporais, faz com que o empreendimento seja um legado para a cidade. O italiano é muito família, tem amor pelas coisas que são dele. Então, tiramos partido desta questão humana no projeto de forma que não hajam espaços obsoletos, mas espaços para se viver“, aponta Vanessa. “A estrutura é brasileira, mas o estilo, a estética é italiana, porque ela tem que estar de acordo com a nossa marca”, complementa Tonino Lamborghini.
Tais características podem ser listadas entre as justificativas para o sucesso do empreendimento: pré-lançado no fim de setembro do último ano, o Tonino Lamborghini Residences já tem pouco mais de 50% de suas unidades vendidas.
A receptividade do projeto, inclusive, faz com que o senhor Tonino vislumbre outros lançamentos da marca no país, como adiantou ele à reportagem de HAUS. Para a Embraed, por sua vez, ele representa um marco no sentido de um maior direcionamento aos projetos com arquitetura contemporânea, que se distanciam do padrão neoclássico pelo qual a empresa é reconhecida.
“Compreendemos neste momento que temos que nos comparar ao que existe no mundo, por isso o foco em linhas mais moderas. Não vamos deixar de fazer o clássico, mas também iremos apostar no contemporâneo. Mostrar que sabemos fazer qualquer coisa, não importa o design que tenha”, reforça Tatiana Rosa Cequinel, presidente da Embraed. Segundo ela, este conceito deverá estar presente já nos próximos lançamentos da marca que, após mais de 30 anos de mercado em Balneário Camboriú, irá expandir para Itapema (SC) e Maringá (PR), com lançamentos previstos ainda para 2020. “Para os próximos cinco anos, nossos planos são os de irmos também para Curitiba e São Paulo”, adianta.

O projeto

Com 25 mil m² de área construída e 53 andares, o Tonino Lamborghini Residences Balneário Camboriú terá 67 unidades que contemplam duas opções de plantas (194,25 m² e 226,61 m²), além da cobertura (429,60 m²) e do apartamento diferenciado (335,33 m² e terraço com piscina).
Três dos 53 pavimentos do edifício serão destinados as áreas de lazer, que incluem academia, piscina adulto com raia, aquecida e infantil, hidromassagem, espaços grill e gourmet, saunas seca e úmida e spa com hidromassagem e descanso. Sala de jogos, salão de festas, playground, minipista com carrinhos elétricos, brinquedoteca e coworking também estão contemplados no projeto, assim como a quadra de futebol society (com detalhe para o gramado na cor preta).
Garagem com iluminação automatizada e ponto de recarga para veículos elétricos. Imagem: Divulgação
Garagem com iluminação automatizada e ponto de recarga para veículos elétricos. Imagem: Divulgação
Serão quatro vagas de garagem por apartamento, sendo uma delas com ponto para recarga de carros elétricos. O acesso a ela se dará por um percurso com projeto luminotécnico automatizado, no qual as luzes se acendem conforme o carro avança pela rampa – outro detalhe que remete à herança automotiva da marca.
O ticket médio dos apartamentos do Tonino Lamborghini Residences Balneário Camboriú gira em torno de R$ 4 milhões.

Veja mais imagens do projeto. 

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
*A repórter viajou a convite da Embraed.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!