Pelo mundo

Arquitetura

Top 10 melhores cidades para se viver em 2022

HAUS
21/04/2022 11:30
Thumbnail
Foi divulgado o ranking das melhores cidades do mundo para se viver em 2022. Produzida pela Global Finance, a lista é elaborada tradicionalmente a partir de oito parâmetros: economia, cultura, população, meio ambiente, pesquisa e desenvolvimento, habitabilidade e acessibilidade, a partir dos quais são calculadas e comparadas questões relacionadas à qualidade de vida das pessoas que vivem em áreas urbanas.
A novidade desta edição ficou por conta da inclusão da resposta das cidades à pandemia da Covid-19, tendo como métrica o número de mortes pelo novo coronavírus para cada mil habitantes nos diferentes países.
O ranking usa dados do Global City Power Index, Johns Hopkins University, Statista e Macrotrends. Conheça as dez melhores cidades do mundo para se viver em 2022.

10ª - Amsterdã, Países Baixos

Amsterdã deixou o 14º lugar, registrado em 2020, para assumir a 10ª colocação neste ano, com uma pontuação mais alta do que outras cidades europeias, como Viena, Berlim e Copenhague. Os requisitos de habitabilidade e acessibilidade elevaram a pontuação no ranking. O custo de vida mais baixo em comparação com seus concorrentes europeus e uma variedade de métodos de transporte também contribuíram para o resultado.

9ª - Nova York, Estados Unidos

Única cidade americana no ranking, Nova York se destaca por sua forte economia, significado cultural e pesquisa e desenvolvimento. Suas altas taxas mortalidade por Covid-19 e o custo de vida elevado, no entanto, empurram a cidade do quarto lugar em 2020 para o nono lugar em 2022.

8ª - Pequim, China

Surpresa no ranking, Pequim passou da 22ª para a 8ª posição entre 2020 e 2022. A cidade, que tem uma pontuação baixa em habitabilidade e em segurança ambiental, devido aos seus altos níveis de poluição, se beneficiou da baixa taxa de mortalidade por Covid-19 da China e do crescimento populacional da cidade, de aproximadamente 2% no ano passado.

7ª - Paris, França

A taxa de mortalidade por Covid-19 na França foi maior que a média global e o crescimento populacional de Paris é mínimo. A cidade luz pontua bem, no entanto, em métricas tradicionais, como significado cultural e habitabilidade.

6ª - Sydney, Austrália

Segurança ambiental, economia moderadamente forte e os bloqueios do governo australiano que conseguiram limitar as mortes por Covid-19 per capita fizeram da cidade a sexta melhor para se viver em 2022.

5ª - Melbourne, Austrália

Única cidade que manteve sua posição no ranking, Melbourne é classificada como a quinta melhor para se viver no mundo. A preocupação ambiental, com diretrizes rígidas em busca de emissões zero de carbono, por exemplo, é um dos critérios que mantém o bom ranqueamento da cidade. Além disso, Melbourne também experimentou um crescimento populacional significativo, mesmo com a pandemia.

4ª - Singapura, República de Singapura

Força econômica, importância cultural e segurança ambiental fizeram de Singapura a terceira colocada no ranking. As ações para frear as mortes por Covid-19 per capita também contribuíram para sua boa colocação.

3ª - Xangai, China

A terceira colocação no ranking para Xangai se deve, especialmente, pelos números excepcionalmente baixos de mortes por Covid-19 registrados pela China, além do seu forte crescimento populacional.

2ª - Tóquio, Japão

O forte combate à pandemia colocou Tóquio em segundo lugar no ranking das melhores cidades para se viver. A cidade também demonstra continuamente uma paixão por pesquisa e desenvolvimento em setores de tecnologia e seu imenso sistema de transporte público oferece um alto nível de acessibilidade. O ponto fraco da cidade fica por conta do crescimento populacional - Tóquio é uma das poucas cidades entre as 10 principais a sofrer declínio populacional no ano passado.

1ª - Londres, Reino Unido

Com pontuações altas em todos os critérios, com exceção do combate à pandemia da Covid-19, Londres é a melhor cidade do mundo para se viver em 2022. Cultura, acessibilidade e um crescimento populacional surpreendentemente forte a colocou acima e além de todas as outras cidades analisadas pelo ranking.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!