Arquitetura

Toque rústico sob os pés

Luan Galani, especial para a Gazeta do Povo
28/03/2013 03:18
Thumbnail

Duas propostas de deques: projeto do paisagista Wolfgang Schlögel em madeira reaproveitada de dormentes para ambiente da Artefacto Curitiba (à esq.) e proposta da Formighieri Madeiras com madeira natural (ipê) para áreas externas (nesta foto)

Áreas no entorno de piscinas, banheiras, ofurôs e até de jardins, varandas e solários apresentam um duplo desafio na hora de construir e decorar: necessitam de um piso que concilie beleza e boas qualidades técnicas, como durabilidade, resistência à insolação e à umidade e sistema antiderrapante. Nestes casos, os deques – pisos normalmente elevados com função de cobrir, adornar ou esconder tubulações em áreas externas e internas – são uma boa alternativa.
“Os deques possibilitam prolongar os níveis ou formar patamares de diferentes alturas, permitindo um convívio maior com a natureza e a criação de espaços especiais e aconchegantes”, explica o paisagista Wolfgang Schlögel, que usou a estrutura em vários projetos. “E as diferentes opções de materiais disponíveis para a montagem, sejam sintéticas, mistas ou naturais, oferecem uma maior liberdade criativa na concepção dos ambientes”, completa.
O diretor comercial da For­mi­ghieri Madeiras, José Augusto Formighieri, explica que os deques podem ser encomendados sob medida, em forma de réguas convencionais, ou comprados em placas modulares (quadrados) de madeira com base de plástico, que podem ser encaixadas como em um quebra-cabeça. “Os sistemas modulares são práticos, duráveis e fáceis de montar e de limpar. O modelo foi concebido justamente para aumentar a flexibilidade e a drenagem do material”, afirma.
Nos últimos anos, a busca por alternativas mais econômicas e sustentáveis fez surgirem no mercado diversos materiais que imitam a madeira. “Entre as novas opções estão a madeira ecológica, o porcelanato e a cerâmica. Mas a madeira natural, principalmente o ipê e o cumaru, continua a ser o material mais procurado para a montagem de deques”, completa o gerente comercial da Scrock Pisos de Madeira, Luciano Lunardi.
Confira os principais materiais utilizados na construção de deques:

Opções

*Preço do metro quadrado, sem instalação
Serviço:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!