Arquitetura

Truques de marcenaria ampliam e trazem funcionalidade a apê de 57 m²

HAUS
13/01/2019 19:57
Thumbnail
Primeiro imóvel de uma jovem e de seu vira-lata, Nico, o apartamento de 57 m² localizado no 23º andar de um prédio na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, esbanja soluções voltadas à funcionalidade com o objetivo de ampliar e trazer conforto aos espaços a partir do projeto assinado pelas arquitetas Beatriz Ottaiano e Daniele Okuhara, da doob Arquitetura.
Boa parte delas, inclusive, tem na marcenaria sua principal aliada. Na sala, por exemplo, uma estante em MDF pintada de branco assume a função de painel para a TV ao mesmo tempo em que guarda louças e esconde o shaft (duto por onde passa a rede hidráulica) de água pluvial do edifício. Mesma solução foi adotada no banheiro, onde um móvel alto, instalado acima do espelho, encobre a rede hidráulica e abriga toalhas e acessórios de banho.
Os armários altos também estão presentes na cozinha, que ainda traz a marcenaria abaixo da bancada que limita a área de refeição, e aproveitam cada centímetro para otimizar o espaço de armazenamento.

Integração

A atenção às questões relacionadas à amplitude do espaço começaram ainda durante a construção do imóvel, que foi adquirido na planta. Tanto que as arquitetas solicitaram com antecedência à construtora que eliminasse a parede que separava a sala de jantar e a cozinha, substituída no projeto pela bancada com aparência de cimento queimado — o mesmo que recobre as paredes nas áreas onde não foi instalado o ladrilho hidráulico geométrico e que aparece em outros pontos do apartamento, como o quarto.
A sala também foi integrada e se uniu à varanda por meio do nivelamento do piso dos ambientes, que receberam fechamento em vidro.
Instalado em todos os cômodos, o piso em porcelanato que reproduz madeira reforça a sensação de amplitude. O mesmo ocorre com a paleta que, tendo cores neutras como base, especialmente o branco, contribui para ‘ampliar’ os espaços e trazer mais claridade ao apartamento. Os toque de cor, por sua vez, ficam a cargo das almofadas e dos quadros que compõem a decoração das áreas íntimas e sociais.
Veja mais fotos do projeto:

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!