Arquitetura

Truques para otimizar o espaço dentro de casa

HAUS
26/08/2016 19:24
Thumbnail

Projeto de Tóquio ensina várias lições importantes de como otimizar os espaços pequenos. Fotos: Satoshi Shigeta/Divulgação

Ter espaço é um dos luxos dos novos tempos. E não só em metragens monumentais. Empregar truques inteligentes para otimizar os espaços nas residências é o verdadeiro “pulo do gato”.
Como mostra projeto do estúdio japonês Minorpoet, conduzido por Hiroaki Matsuyama, que repensou o interior de um apartamento da década de 1960 em Tóquio, no Japão.
O primeiro grande truque é esconder alguns espaços com armários embutidos ou portas de correr. A solução confere multifuncionalidade aos espaços, como no projeto japonês, que transforma a área ora em cozinha, ora em living. No caso, foram empregadas portas de correr do tipo camarão.
A inspiração para as portas de correr foi as tradicionais divisórias japonesas, conhecidas como Byobu. Uma vez fechadas, tirando a cozinha da visão dos visitantes, o apartamento adquire uma estética minimalista.
“No Japão, reina a cultura da beleza encontrada no design simples“, explica Matsuyama em entrevista ao Dezeen.
Outra boa sacada é saber aproveitar com inteligência os corredores. No caso do projeto de Tóquio, a área de passagem foi pensada para abrigar diversos nichos.
Outra boa característica que facilita a transformação diária dos pequenos espaços é o mobiliário solto. Isso permite que você mexa diariamente no layout dos espaços conforme a necessidade. Na reforma do apartamento, o escritório japonês optou por peças simples e soltas, como o banquinho 60 do arquiteto finlandês Alvar Aalto e o banquinho Ulm do arquiteto suíço Max Bill, que também pode ser utilizado como mesa lateral.

LEIA TAMBÉM

Loja vai distribuir de graça mil pôsteres em homenagem aos Beatles

Tóquio 2020 será oportunidade para um deslumbre com a arquitetura japonesa

Portas coloridas: aposte nessa ideia para incrementar a decoração

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!