Congresso internacional

Arquitetura

UIA2021RIO começa neste domingo (18) com presença de nomes estelares da arquitetura mundial

Sharon Abdalla
15/07/2021 15:46
Thumbnail

Museu do Amanhã, com projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, é uma das obras icônicas do Rio de Janeiro. | Bigstock

Após um ano de adiamento devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO) terá início neste domingo (18) com extensa programação. Além da mudança na agenda, a emergência sanitária fará com que, pela primeira vez em 70 anos de sua realização, o evento aconteça de forma 100% digital.
As transmissões serão realizadas em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e mandarim) para que congressistas de todos os continentes possam acompanhar as mesas-redondas e palestras com mais de cem dos nomes mais influentes da arquitetura mundial na atualidade. Entre eles estão, por exemplo, os arquitetos Francis Kéré (Burkina Faso), Elizabeth de Portzamparc (Brasil/França), Eduardo Souto de Moura (Portugal), Tatiana Bilbao (México), Solano Benítez (Paraguai), Zhang Li (China), Carla Juaçaba (Brasil), Anna Heringer (Alemanha), Francine Houben (Holanda) e Studio Mumbai (Índia), para citar alguns.
"A transformação do UIA2021RIO em um evento virtual implicou em uma surpresa enorme, porque adquiriu uma dimensão maior do que imaginávamos, com a participação de indivíduos de todos os continentes e um enriquecimento da programação. O Rio se beneficia disso porque se oferece para o mundo todo como local de debates de questões relevantes no século, principalmente com o desafio de discutirmos as cidades pós-pandemia", avalia em nota o arquiteto Sérgio Magalhães, Presidente do Comitê Executivo do UIA2021RIO, ao lembrar a escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede do evento.
"E o Brasil, que tem 85% da sua população morando em cidades, enfrenta problemas urbanos muito relevantes e há de se beneficiar pela experiência que será trocada com profissionais no mundo todo, incluindo não só arquitetos, mas pensadores, representantes da sociedade civil e políticos",
A eleição, anunciada em janeiro de 2019, fez com que a capital fluminense recebesse o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura, concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e pela UIA (União Internacional de Arquitetos ), devido ao conjunto de sua eclética coleção de marcos arquitetônicos e belezas naturais em um centro urbano.
Alguns dos prestigiados profissionais com presença confirmada no UIA2021RIO.
Alguns dos prestigiados profissionais com presença confirmada no UIA2021RIO.

Programação

A cerimônia de abertura está marcada para às 8h30 deste domingo (18) e contará com a presença de autoridades como o prefeito e o governador do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e Cláudio Castro, respectivamente; o presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA), Thomas Vonier; e a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, entre outras.
Também na manhã de domingo (18) será realizada uma mesa-redonda em homenagem ao arquiteto e urbanista brasileiro Paulo Mendes da Rocha, falecido em maio deste ano, que era o presidente do Comitê de Honra do UIA2021RIO. Vencedor do Pritzker, considerado o Oscar da arquitetura, Paulo também foi laureado com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, a Medalha de Ouro Real do Royal Institute of British Architects (Riba), o Prêmio Imperial do Japão, o Prêmio Mies van der Rohe, entre outros.
Os debates (architalks), mesas-redondas, palestras, exposições, premiações e a feira seguem até o próximo dia 22 de julho, sempre no formato digital. A programação completa pode ser acessada aqui.
"Estamos realizando esse amplo debate no momento em que mais precisamos reinventar as nossas cidades e o alcance disso é impressionante, com representatividade, tamanho e público nunca atingidos nesses mais de 70 anos de Congressos Mundiais de Arquitetos", constata em nota Igor de Vetyemy, Comissário Geral do UIA2021RIO e Co-Presidente do Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ), ao comentar sobre o número de inscritos e também o público de cerca de 90 mil pessoas, de mais de 180 países, que vêm acompanhando os painéis preparatórios realizados mensalmente desde março deste ano.
Cidade-sede do evento, o Rio de Janeiro foi eleito a primeira Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco e pela UIA, em 2019.
Cidade-sede do evento, o Rio de Janeiro foi eleito a primeira Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco e pela UIA, em 2019.

Carta do Rio

Ainda dentro da programação principal do evento, está prevista a consolidação e apresentação da Carta do Rio, um documento que deverá se tornar referência para a arquitetura e o urbanismo mundiais e uma espécie de manifesto dos profissionais da área. O documento trará proposições para as cidades do século 21 a partir das diretrizes expressas pela ONU (Organização das Nações Unidas), pela ONU Habitat e pela Unesco no que se refere aos Objetivos do Milênio e à Nova Agenda Urbana.
As inscrições para o UIA2021RIO estão abertas e podem ser realizada no site oficial do evento. E você poderá acompanhar todas as discussões e novidades também aqui pela HAUS, que fará a cobertura de todos os dias do Congresso Mundial de Arquitetos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!