Oscar Niemeyer

Arquitetura

Um dos símbolos da arquitetura moderna em SP, Edifício Copan terá fachadas restauradas

HAUS*
24/09/2021 17:24
Thumbnail
Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas de Oscar Niemeyer, e também de São Paulo, o edifício Copan terá suas obras de restauro iniciadas. Após cerca de dez anos de negociações, o projeto apresentado pela empresa Instituto Pedra, contratada pelo condomínio, foi parcialmente aprovado pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
Listado entre os projetos mais conhecidos de Niemeyer, que o assina em parceria com Carlos Lemos, o Copan completa 70 anos do início de sua construção em 2022, e há cerca de duas décadas vem sofrendo com problemas de manutenção da fachada. Entre eles estão infiltrações, queda de pastilhas, descaracterização, desprendimento de concreto e exposição da armadura, como apontam os laudos técnicos.
Diferente de outras obras assinadas pelo mestre da arquitetura moderna brasileira, o Copan não é tombado em nível em níveis estaduais e federais, sendo protegido apenas pelo município de São Paulo. E mesmo com a aprovação dos órgãos municipais, ainda não há garantia de quando as obras serão efetivamente iniciadas, uma vez que o condomínio não dispõe de todos os recursos necessários para sua realização.
O projeto do Instituto Pedra propõe a divisão das obras de acordo com os diferentes níveis de urgência dos reparos. Nesta linha, as primeiras delas seriam as de recuperação dos revestimentos da fachada e a impermeabilização da marquise. O monitoramento das fundações, que sofrem afundamento desde a construção do edifício, causando fissuras na fachada, também está previsto. Quando iniciadas, a previsão é a de que as obras levem de um ano e meio a dois anos para serem finalizadas.
*Via Archdaily Brasil, com informações do "O Estado de São Paulo"

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!