Arquitetura

Unesco quer demolição de empreendimento imobiliário que ameaça patrimônio histórico

HAUS
09/07/2018 14:53
Thumbnail

Foto: Canal CNC Cartagena/Instagram/Reprodução

A cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia, corre o risco de ser expulsa da lista de patrimônio histórico e cultural da humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) devido a construção do polêmico projeto habitacional de 4 torres Aquarela, que mudaria para sempre a paisagem tombada do entorno do centro histórico e da fortaleza de San Felipe.
MAIS SOBRE A POLÊMICA
A entidade da ONU finalmente publicou um relatório sobre o caso e recomenda que a prefeitura de Cartagena suspenda o projeto e realize demolição de mais de 20 pavimentos da primeira torre que já estão construídos. A cidade tem até dezembro para apresentar uma solução para o caso. Ou poderá perder o título de Patrimônio da Humanidade, que ostenta desde 1984.
O estudo foi feito por Luis Maria Calvo, do Conselho Internacional de Sítios e Monumentos (ICOMOS) para a Unesco, após visita ao local.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
“A missão recomenda fazer uso de todos os instrumentos legais para deter indefinidamente a construção do projeto e demolir o que já foi construído, levando em conta a ameaça que este representa para a conservação dos atributos que sustentam o Valor Universal excepcional de Cartagena como patrimônio mundial“, conclui o relatório.
A prefeita da cidade colombiana, Yolanda Wong, anunciou que vai enviar uma comissão de patrimônio a Paris para tentar encontrar uma saída definitiva para o caso.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!