Arquitetura

Único prédio que restou da sede da Matte Leão em Curitiba será restaurado até o fim de 2019

Vivian Faria*
27/05/2019 10:57
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

O período de abandono da antiga sede administrativa da companhia de erva mate Leão Júnior, Unidade de Interesse de Preservação (UIP) que fica na esquina da Rua Piquiri com a Avenida Getúlio Vargas, chegou ao fim: a revitalização do prédio já foi iniciada e deve ficar pronta até dezembro deste ano. A partir disso, o local passará a abrigar escritórios e salas de reunião da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), proprietária do terreno em que a edificação está situada e responsável pela execução da obra.
Detalhes do projeto de restauro, de autoria da arquiteta e coordenadora de projetos da IURD, Caroline Teles Gomes Peres, não foram repassados pela instituição. Contudo, de acordo com a assessoria de imprensa da Igreja Universal, ele tem por objetivo “revitalizar o prédio e adequar os ambientes internos para uso, preservando a concepção original da edificação quanto à volumetria, cobertura, fachadas, vãos e esquadrias e detalhes arquitetônicos”. A assessoria informou ainda que 20% da obra já foi concluída.
Sede administrativa da companhia de erva- mate Leão Junior, no Rebouças. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Sede administrativa da companhia de erva- mate Leão Junior, no Rebouças. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Conforme o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), responsável pela aprovação do projeto de restauro, além da revitalização do prédio que abrigava a sede da Leão Júnior, serão restaurados e preservados os barracões da empresa na Rua Piquiri para que a ambiência da rua também seja mantida. O Ippuc informou ainda que autorizou o uso do restante do lote como estacionamento.

Acordo

A revitalização e preservação da sede administrativa e dos barracões da Leão Júnior, mais tarde chamada Matte Leão, foi garantida por meio de acordo entre a prefeitura de Curitiba e a IURD, que instalou na região o chamado Templo Maior. O templo foi construído no terreno que antes abrigava a fábrica da Matte Leão, cuja demolição foi considerada por urbanistas e pesquisadores como descaso com patrimônio industrial da cidade.
O trato, porém, nada teve a ver com as obras mitigadoras e compensatórias pela construção do templo. Em dezembro de 2017, quando a proposta de revitalização foi tornada pública, o Ippuc explicou à Gazeta do Povo que, por se tratar de UIP, a edificação é protegida e o uso do lote pelos proprietários estava condicionado ao restauro e à manutenção do prédio. Para preservar parte da paisagem urbana da região, a revitalização dos barracões anexos ao prédio também foi incluída no acordo, apesar de eles não terem o status de UIPs.
De acordo com o arquiteto e urbanista Felipe Guerra, as ações para manter o edifício são de extrema importância para ajudar a preservar a história da cidade e do ciclo econômico ao qual o bairro está ligado. “O prédio é uma peça sobrevivente de um conjunto de estilo industrial, é quase um testemunho do que aconteceu. E daí tem a questão econômica, do quanto o mate foi importante para o estado e para Curitiba. Aquela área representava isso”, afirma.
Obras de revitalização já começaram e devem ser finalizadas ainda em 2019. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Obras de revitalização já começaram e devem ser finalizadas ainda em 2019. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Ainda assim, Guerra lamenta que o prédio esteja “sozinho” e parte da paisagem urbana da região não tenha sido preservada. “Sendo o único prédio da Matte Leão que sobrou, ele acaba perdendo um pouco de importância dentro da paisagem urbana. Manter o conjunto todo era fundamental para a identidade da cidade e a leitura da paisagem do bairro, que era um bairro industrial”, explica.

A Leão Júnior

Precursora da Matte Leão, a Leão Júnior foi fundada por Agostinho Ermelino de Leão Júnior em 1901, pegando carona no ciclo do mate, base da economia paranaense até o fim da década de 1920, quando houve a queda da bolsa de Nova York. Durante boa parte deste primeiro período da empresa, ela foi comandada por Maria Clara de Abreu Leão, esposa de Agostinho Ermelino, que assumiu a Leão Júnior em fevereiro de 1908, após a morte de seu marido.
Mesmo enfrentando adversidades, como três incêndios diferentes em sua fábrica, a Leão Júnior chegou à liderança do setor, exportando mais de 5 mil toneladas por ano para países como Argentina, Chile e Uruguai.
Inicialmente, apenas o mate verde era vendido. Nos anos 1940, quando surgiu o mate tostado, a marca Matte Leão foi adotada. O período de ouro do mate havia passado, mas a dificuldade para conseguir chá do exterior durante a guerra fez com que a empresa curitibana ampliasse sua presença no Brasil. Nas décadas seguintes, outros produtos foram lançados, como Matte Leão solúvel e chá em saquinhos, adaptando a marca às mudanças nos hábitos de consumo. Na década de 1990, vieram os chás em lata, garrafa pet e copo selado.
Em 2007, a Leão Junior passou a integrar o Sistema Coca-Cola Brasil e, em 2012, passou a se chamar Leão Alimentos e Bebidas.
*Especial para a Gazeta do Povo 

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!