Homenagem

Arquitetura

Uruguai terá primeiro memorial mundial para vítimas do coronavírus; conheça o projeto

Daliane Nogueira
31/08/2020 19:07
Thumbnail

Projeto do escritório Gómez Platero para um memorial para lembrar as vítimas do coronavírus. | Divulgação

“Este espaço público é um local de reflexão. Embora sua construção seja fruto da vivência dessa pandemia, seu propósito é construir uma consciência coletiva que nos lembre que o homem não é o centro do ecossistema em que vive, mas que sempre estaremos subordinados à própria natureza.” Com essa frase o escritório de arquitetura uruguaio Gómez Platero apresenta o projeto do Memorial Mundial à Pandemia.
Um grande monumento, com capacidade para 300 pessoas, respeitando os protocolos de distanciamento social, será construído no país vizinho e se tornará o primeiro projeto em grande escala para homenagear vítimas da Covid-19, que chegam a quase 850 mil mortos e mais de 25 milhões de casos.
A estrutura é circular e será construída no limiar da orla marítima, com acesso por uma passarela de pedestres. A plataforma principal do memorial tem o centro vazio e aberta para o oceano ou para o Rio da Prata. O material usado no exterior do memorial será o aço, tornando-o extremamente resistente e indestrutível ao longo dos anos. No interior, será usado concreto aparente.
Segundo o estúdio, o local deve ser encarado como um espaço de luto e reflexão sobre os impactos humanos no planeta. A intenção é que os visitantes tenham uma experiência de contemplação do tempo e da vida.
A construção do projeto depende do fim das negociações com o governo uruguaio e definição de um lugar, de acordo com o arquiteto Martín Gómez Platero, em entrevista ao jornal La Nacion. Ele esteve pessoalmente com o presidente Luis Alberto Lacalle Pou e é provável que a construção aconteça na Rambla de Montevidéu, um dos espaços icônicos da capital uruguaia. Nesse caso, o memorial ficaria instalado na orla do Rio da Prata.
Após o início das obras, serão cerca de seis meses para a conclusão. Ainda de acordo com os criadores, o investimento, que ficará na ordem de US$ 1,3 milhão, será realizado por empresas privadas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!