Para ler e assistir

Arquitetura

Da vida cotidiana à arte: 4 sugestões culturais sobre arquitetura

HAUS
21/08/2020 17:09
Thumbnail

Foto: Bigstock

Filme ou livro? Documentário ou ficção? Mais do que um passatempo ou um momento de relaxamento, dedicar-se a eles pode ser em convite ao aprendizado e a perceber o mundo e suas relações de outra forma.
Faça sua escolha e confira uma seleção de obras relacionadas com arquitetura e construção indicadas por quatro arquitetos convidados por HAUS!

"Escada para o Céu: A Arte de Cai Guo-Qiang"

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução
“Com 1h19 min de duração e disponível na Netflix, o documentário aborda o processo para a elaboração da obra Sky Ladder do artista contemporâneo chinês Cai Guo-Qiang. Ele tem como marca registrada de suas obras as instalações e a arte efêmera, as explosões e fogos de artifício, materiais que à primeira vista podem parecer agressivos, mas que Cai transforma em poesia e significado. Retrata também como pode ser tênue a relação entre artistas, o governo e as políticas de seus países natais.”
Por Julia Lis, arquiteta

"Em casa – Uma breve história da vida doméstica"

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução
“Através de uma ‘viagem’ por todos os ambientes domésticos, o autor nos apresenta a história do mundo sem sair de casa. Destarte, o banheiro é motivo para a história da higiene; o quarto é escusa para narrar sobre o sono, o sexo e a morte; a cozinha, a nutrição, os utensílios e o comércio de especiarias; e assim por diante. Um resumo de milênios de evolução da vida privada e da habitação humana. Por Bill Bryson, Companhia das Letras.”
Por Silvana Correia Laynes, arquiteta

"Tudo é projeto"

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução
“Minha indicação é o documentário ‘Tudo é projeto’, que narra a vida e obra do Paulo Mendes da Rocha. Além de ser super-relevante pela bagagem e pelo Paulo, que é um cara incrível e tem um jeito todo especial de entender as relações humanas, em um momento louco que é esse de pandemia, é muito legal escutar que as coisas que ele já falava há muito tempo e continua falando hoje são muito atuais. Outro ponto legal é que ele é narrado através de entrevistas com a filha dele. Então, é legal ver essa relação e como eles tratam esse assunto de forma familiar, amigável e corriqueira. Ele está disponível no Canal Brasil, Now e Vimeo on Demand."
Por Lula Gouveia, arquiteto

"Os Pilares da Terra"

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução
"O livro trata de um período na Idade Média no qual o personagem principal está obcecado em construir uma catedral. Ele tem ideias construtivas que inovam a arquitetura da época. E ele é o arquiteto, mas na época não existia essa figura. O Tom era o mestre de obras. Isso é muito forte e me trouxe um grande aprendizado: o quanto o arquiteto precisa se apropriar do conhecimento construtivo para fazer uma boa arquitetura. Outra coisa muito bonita é que quem termina a obra dele é seu filho. O quanto hoje a construção é superacelerada, enquanto a catedral demorou duas gerações para chegar na consolidação de um pensamento. Essa relação do espaço-temporalidade, o mestre de obras como um papel muito mais valorizado, entre outras questões, me deixaram encantado com o livro.”
Por Tomaz Lotufo, arquiteto

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!