Arquitetura

Vila de minicastelos abandonada parece versão macabra da Disney

Luciane Belin*
25/01/2019 09:57
Thumbnail

Fotos: Adem Altan/ AFP | AFP

À primeira vista, pode parecer um gigantesco depósito com castelos reserva para as gravações de um filme sobre princesas. Mas, na verdade, se trata do residencial Burj Al Babas, na região montanhosa ao norte da Turquia, uma vila com 732 edificações similares que começou a ser construída em 2014 para que cada um de seus moradores se sentisse vivendo em um conto de fadas.
Para o Sarot Group, responsável pela obra, no entanto, o sonho de princesa de construir o condomínio está perto de se tornar um pesadelo. Com o orçamento de 200 milhões de dólares – aproximadamente R$ 754,32 milhões – já praticamente esgotado antes da finalização da obra, a empresa acaba de abrir falência, com uma dívida que ultrapassa os R$ 100 milhões, de acordo com o site norte-americano Business Insider.
Foto: Adem ALTAN/ AFP
Foto: Adem ALTAN/ AFP
De acordo com a própria construtora em comunicado oficial, 587 dos 732 castelos já estavam completos e prontos para serem vendidas, por preços que variam entre 370 mil e 530 mil dólares a unidade. Algumas unidades já haviam sido vendidas, mas muitos dos compradores não conseguiram pagar pelas casas por conta da crise financeira pela qual o país vem passando.
Mas, com o pedido de falência, mesmo quem já havia sinalizado para o Sarot Group a intenção de adquirir uma unidade dentro do Burj Al Babas segurou o investimento e adiou o fechamento do negócio ou desistiu por completo – afinal, para quem sonhava em morar em um castelo, a possibilidade de viver em uma cidade-fantasma pode não parecer muito atrativa – agravando ainda mais a situação do residencial.
Foto: Adem ALTAN/ AFP
Foto: Adem ALTAN/ AFP
Enquanto o grupo tenta sair do impasse, a obra está parada, criando a impressão de a região agora é um grande vale de castelos abandonados. Apesar das dificuldades financeiras, a desenvolvedora ainda está otimista: segundo o comunicado do diretor da empresa, Mezher Yerdelen, basta vender 100 unidades para conseguir pagar a dívida e concluir a obra ainda em 2019.
Caso isso aconteça, o residencial Burj Al Babas deve se tornar uma espécie de um gigantesco condomínio-clube com parque aquático, quadras de basquete e de tênis, campos de futebol, instalações fitness e um spa com saunas, salas de vapor e banho turco.
Foto: Adem ALTAN/ AFP
Foto: Adem ALTAN/ AFP
No vídeo a seguir, divulgado pela incorporadora em fevereiro do ano passado, é possível visualizar o espaço onde está localizada a vila e a amplitude do espaço. Confira:
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!