Arquitetura

Arquitetura

Volumetria, materiais puros e estar no terraço são destaques em projeto de casa em condomínio

Sharon Abdalla
01/12/2020 12:56
Thumbnail
O conhecimento prévio do terreno pelo Studio MMA fez do aproveitamento do lote e da implantação dos pavimentos um dos destaques do projeto de uma casa localizada em um condomínio fechado em Curitiba, que tem na fachada outro de seus pontos focais.
Nela, os quatro pavimentos da residência de 625 m² são camuflados pela grande empena cega em concreto e pela quina em vidro (para entrada de luz natural pelo pé-direito duplo) que delimitam a área construída e tem no pórtico em aço cortén o terceiro dos materiais a que compõem.
Concreto, vidro e aço cortén: os três elementos puros que compõem a fachada da residência.
Concreto, vidro e aço cortén: os três elementos puros que compõem a fachada da residência.
"Esse condomínio foi uma incorporação do escritório, o que facilitou a implantação do projeto, que tem uma volumetria bem básica, baseada nestes três elementos. Virada para a parte interna do condomínio, ela garante privacidade aos ambientes sociais e íntimos da residência", explica o arquiteto Maurício Melara, responsável pelo projeto.
Estes, por sua vez, são todos abertos para a lateral da casa, onde está localizada a área de lazer e o jardim, que aposta em um paisagismo vertical para amenizar a altura dos muros de arrimo necessários devido à inclinada topografia do terreno.
Aberturas dos ambientes íntimos são voltados para a área de lazer da casa.
Aberturas dos ambientes íntimos são voltados para a área de lazer da casa.

Integração

Nos ambientes sociais, localizados no piso térreo, integração é a palavra de ordem. A área gourmet, por exemplo, pode ser aberta por meio de uma porta de correr. A vista para a piscina, foco principal do espaço destinado ao lazer do casal e de seus dois filhos, é comum a todos os ambientes, que ainda contam com o mesmo padrão de piso interna e externamente, o que contribui para minimizar ainda mais a percepção de transição entre dentro e fora. "O que muda é apenas a textura: antiderrapante para a área externa e acetinado na interna", acrescenta o arquiteto.
Mesmo padrão de piso e portas com grandes aberturas contribuem para a integração dos ambientes sociais.
Mesmo padrão de piso e portas com grandes aberturas contribuem para a integração dos ambientes sociais.
Materiais puros, como concreto e madeira, completam os acabamentos internos e conversam com uma decoração que privilegia móveis de design soltos e mobiliário fixo pela Florense Carlos de Carvalho.
O piso superior comporta a suíte master, com face envidraçada e vista para a área de lazer, duas suítes para os filhos, uma suíte de hóspedes e um estar íntimo com apoio de copa, localizado próximo ao vazio do pé-direito duplo.
Decoração combina móveis soltos de design e mobiliário fixo.
Decoração combina móveis soltos de design e mobiliário fixo.
No subsolo, uma garagem com capacidade para cinco carros divide espaço com uma sala de jogos, depósito, suíte de serviço e área técnica, que também aparece no terraço. Antes destinado apenas à instalação de painéis solares e demais estruturas necessárias ao funcionamento da casa, o espaço irá receber um estar a céu aberto.
"Sempre houve indecisão por parte dos clientes sobre aproveitar ou não a cobertura com um uso, por questões de orçamento e de utilização propriamente dita. Quando ele foi concretado, teve-se a noção da vista espetacular que se tem dele. Então, alteramos o projeto, fizemos uma abertura e uma escada elétrica de acesso (que se abre e fecha por uma clarabóia) e, agora, estamos trabalhando na humanização deste espaço", finaliza Melara.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!